Os trabalhadores que estão envolvidos com fiação de algodão estão expostos à poeira de algodão , bem como partículas de pesticidas e solo. A exposição a estes elementos é conhecido por levar a distúrbios respiratórios entre os trabalhadores . A condição fatal conhecida como pulmão marrom é predominante no setor e é causada por exposição excessiva a pó de algodão. Em 1938, a Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA (OSHA) definir diretrizes sobre a exposição à poeira de algodão , pois estima-se que 35 mil pessoas já foram afetadas pela doença.
Exposição a produtos químicos
trabalhadores têxteis que estão envolvidos em atividades como tinturaria, estamparia e acabamento são expostos a produtos químicos que podem causar problemas de saúde . De acordo com Fibre 2 site da Moda, estudos revelaram ligações entre a exposição ao formaldeído para leucemia , nasal, câncer de pulmão e cérebro. No longo prazo , a exposição a esses produtos químicos podem promover o desenvolvimento de dificuldade respiratória e eczema.
Exposição ao ruído
Durante um longo período de tempo, exposição ao ruído tem sido conhecido por causar danos aos tímpanos , bem como perda de audição. Ruído também tem sido conhecido por causar fadiga , a ansiedade e a falta de produtividade . Altos níveis de ruído foram documentados dentro da indústria têxtil , de acordo com Fibre 2 Fashion .
Questões ergonômicas
Questões como mobiliário instável , má iluminação e ventilação pobres têm sido notado na indústria têxtil dos países em desenvolvimento . Estas unidades fornecem um espaço de trabalho que é perigoso e insalubre para os trabalhadores. Os trabalhadores nas fábricas têxteis estão em risco para o desenvolvimento de doenças ocupacionais , como distúrbios músculo-esqueléticos , como a síndrome do túnel do carpo e tendinite.