ELISA é sensível, pois isto usa anticorpos para a detecção . ao contrário de algumas moléculas de fármacos que têm como alvo vários produtos químicos e células fora do seu alvo principal ( drogas sujas ) , os anticorpos são como cães de caça com uma sensação ainda maior de cheiro. Eles só em casa sobre um alvo específico. Se uma pessoa estava tentando detectar anticorpos contra o HIV em uma amostra de sangue , os anticorpos de detecção ELISA iria para casa e cola-se para esses anticorpos específicos. estruturas moleculares semelhantes costumam fazer não enganá-los .
contaminação
Como qualquer teste de laboratório , os testes ELISA pode dar falsos positivos quando há um problema de contaminação.
ELISA também é sensível a problemas de contaminação , porque se o amostras são misturadas um pouco (por exemplo , o pesquisador usou a mesma dica pipeta para diferentes poços de amostra ), o teste irá detectar que a contaminação e dar um falso positivo para o que era para ser uma amostra negativa. contaminação também pode ocorrer quando outro reagentes associados ao teste , tais como a lavagem ou revestimento buffers , acidentalmente algumas amostras, misturados em suas soluções.
tempos de incubação
Outra razão pode ELISA ser sensível baseia-se na incubação . Dependendo do protocolo , o período de incubação permite que o tempo para os anticorpos e as amostras para aderirem umas às outras e colam -se aos poços . Se o técnico de laboratório corre neste passo muito ou pula ele , a quantidade de amostra que adere aos poços pode diminuir , permitindo amostra descolado de ser descartados nas etapas de lavagem. Nesta situação , o técnico não pode obter uma leitura precisa sobre a amostra em questão.