Se possível, determinar se houve quaisquer mudanças no comportamento do esquilo. Se o animal começa a fazer coisas fora da sua rotina normal ( não relacionado ao comportamento cíclico , tais como a gravidez ou do acasalamento ) , isto pode indicar a presença da raiva . Exemplos de mudanças comportamentais incluem o aumento da sensibilidade à luz , som e toque. Um esquilo uma vez calmo e curioso pode se tornar vicioso , combativo ou agressivo. Como alternativa , eles podem ser tímida , retraída e tímida - . Novamente , isso só é motivo de preocupação , se é fora do seu modo normal de comportamento
2
Observar o animal durante os últimos estágios da raiva , onde ele vai atacar aleatoriamente qualquer coisa que puder, incluindo seres humanos e animais , e às vezes até mesmo objetos inanimados. Durante esta fase , o comportamento do esquilo será totalmente fora de caráter , e pode comer substâncias não-nutritivas , como seixos ou não comestíveis de lixo. Ele também pode ter mudanças extremas nos padrões de sono , como dormir o tempo todo, ou raramente fechar os olhos em tudo.
3
Nos estágios finais da doença , a paralisia pode tomar posse , com o animal mal capaz de mover seus membros em tudo. Este é o lugar onde você pode ver o esquilo exibindo sinais de raiva clássicos, tais como espuma na boca . Coma e morte inevitavelmente seguem logo depois.