é produzido dentro da célula , a nível da membrana de células especializadas como os átomos de oxigênio assumir um elétron adicional. Normalmente, estas células são fagocíticas ( ataque e destruição de materiais indesejados dentro do corpo ) e utilizar o superóxido para destruir as bactérias indesejáveis . Superóxido pode ser neutralizado pela enzima superóxido dismutase .
Radical hidroxila
radicais hidroxila são a forma mais instável de radicais livres encontrados no corpo. Sua instabilidade significa que eles têm uma vida curta , no entanto , eles também são os mais prejudiciais para os tecidos vivos . Os radicais hidroxilo podem ser formados quer a partir da reacção Herber - Weiss ( entre O2 e H2O2), ou por combinação de cobre ou ferro e H202 . Ao contrário do superóxido , hidroxila não pode ser neutralizado através de reação enzimática , eles essencialmente deve desestabilizar -se
oxigênio singlete
oxigénio singleto não é um radical livre na verdade. sentido da palavra , mas é formada durante muitas reações entre radicais livres e pode catalisar outros. Oxigénio atómico é capaz de transferir energia entre as moléculas , o que pode resultar no salto de elétrons para novas conchas orbitais , criando elétrons desemparelhados . Portanto , oxigénio singuleto pode catalisar a formação de radicais livres .
Peróxido de Hidrogénio
peróxido de hidrogénio pode ser produzido no corpo através de uma variedade de reacções . O peróxido de hidrogênio pode ser convertido em radicais hidroxila ou excretado como água inofensivo. A glutationa peroxidase é necessário para a conversão de peróxido de hidrogênio para a água em vez de radicais hidroxila prejudiciais.