casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | deficiência

O que era dificuldade de aprendizagem?

A dificuldade de aprendizagem é um tipo específico de transtorno do neurodesenvolvimento que envolve dificuldades na aquisição, compreensão ou uso da linguagem falada ou escrita, como leitura, escrita e ortografia. Afeta como uma pessoa recebe, processa e aprende informações.

Dislexia, discalculia, disgrafia, distúrbios de linguagem expressiva e receptiva e distúrbio de processamento auditivo são algumas das dificuldades específicas de aprendizagem que podem afetar pessoas de todas as idades e podem coexistir com outras condições, como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

As dificuldades de aprendizagem são persistentes e não são causadas principalmente pelas capacidades intelectuais do indivíduo, deficiências sensoriais ou falta de motivação ou oportunidade de aprender. Em vez disso, são o resultado de diferenças neurobiológicas na forma como o cérebro funciona, especialmente no que diz respeito à forma como processa a informação.

O diagnóstico de dificuldades de aprendizagem muitas vezes envolve uma avaliação por profissionais como psicólogos ou diagnosticadores educacionais para distingui-los de outros fatores que poderiam estar influenciando as dificuldades acadêmicas.

As dificuldades de aprendizagem podem afetar as realizações educacionais, sociais e profissionais de um indivíduo se não forem fornecidas intervenções e apoio apropriados. A identificação precoce, o ensino especializado, a tecnologia de apoio e as estratégias para aproveitar os pontos fortes de uma pessoa e, ao mesmo tempo, acomodar os seus desafios podem ajudar a mitigar os efeitos das dificuldades de aprendizagem.