casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | deficiência

O transtorno de personalidade anti-social qualifica uma pessoa como deficiente?

O transtorno de personalidade anti-social (ASPD) é um transtorno mental caracterizado por um padrão generalizado de desrespeito e violação dos direitos dos outros. Pessoas com ASPD muitas vezes carecem de empatia e remorso e podem ser manipuladoras, enganosas e impulsivas. Eles também podem se envolver em comportamento criminoso.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Quinta Edição (DSM-5) lista uma série de sintomas que podem ser usados ​​para diagnosticar ASPD. Esses sintomas incluem:

* Desrespeito pelos direitos dos outros
* Um padrão de mentir, trapacear e roubar
* Impulsividade
* Agressividade
*Falha em planejar com antecedência
* Falta de empatia
* Uma história de comportamento criminoso

Para ser diagnosticado com ASPD, uma pessoa deve apresentar pelo menos três desses sintomas.

ASPD pode prejudicar significativamente a capacidade de uma pessoa funcionar na sociedade. Pessoas com ASPD podem ter dificuldade em manter um emprego, manter relacionamentos e cumprir a lei. Podem também ter maior probabilidade de se envolverem em comportamentos de risco, como abuso de substâncias e sexo desprotegido.

A Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA) define deficiência como uma deficiência física ou mental que limita substancialmente a capacidade de uma pessoa de realizar uma atividade importante na vida. A ADA também afirma que uma pessoa é considerada deficiente se tiver histórico de tal deficiência, ou se for considerada como tendo tal deficiência.

ASPD pode qualificar uma pessoa como deficiente ao abrigo da ADA se limitar substancialmente a sua capacidade de realizar uma actividade importante na vida. Isso pode incluir a capacidade de trabalhar, ir à escola ou participar de atividades sociais. Para se qualificar para benefícios por invalidez, uma pessoa com ASPD precisaria fornecer documentação de um médico ou outro profissional de saúde qualificado de que sua condição atende aos critérios de deficiência.

É importante observar que nem todas as pessoas com ASPD terão direito a benefícios por invalidez. A decisão se uma pessoa se qualifica ou não para deficiência é tomada caso a caso.