Fala e planos de terapia de linguagem incidirá sobre as seguintes áreas de comunicação: aprender a falar e falar tão claramente quanto for possível; compreensão da linguagem na palavra falada e escrita; aprender a língua de sinais e usando a linguagem de sinais para se comunicar com ou sem palavra falada; problemas com o controle dos músculos da boca e da garganta que afetam potável, alimentação e deglutição.
A maioria das crianças com paralisia cerebral tem uma equipe multidisciplinar que inclui médicos , fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes de apoio , professores , assistentes sociais e outros membros da equipe , conforme apropriado. Esses membros da equipe se concentrar em todas as áreas da vida da criança para trazer o mais alto nível de independência que a criança possa alcançar. Como a equipe se reúne para discutir o andamento ou em alguns casos a falta de progresso , a criança é capaz de atender a fonoaudióloga para decidir se a criança está na necessidade de dispositivos de assistência , a fim de melhorar suas habilidades de comunicação. Estes dispositivos de apoio podem substituir a fala se a deficiência é muito grande.
Assistive Devices
Os dispositivos de assistência que são frequentemente utilizados pelos terapeutas da fala incluem a linguagem de sinais , as técnicas de discurso que utilizam discurso símbolo, programas de digitação de taquigrafia , placas de comunicação e dispositivos de voz assistida por computador. Isso não significa que o trabalho sobre a comunicação verbal cessa; na verdade, isso significa que o indivíduo com paralisia cerebral vai ter uma maneira em que para se comunicar durante o desenvolvimento das habilidades verbais.
Intervenção Precoce
Uma criança com paralisia cerebral pode não ser capaz de explorar fisicamente seus arredores, e , por causa dessa falta de exploração , a criança não pode ter experimentado tanto de seu mundo como uma criança sem deficiência teria sido capaz de fazer. As ajudas de exploração em estimular a mente da criança, que tem mostrado que quanto mais estímulo a criança recebe , mais as habilidades de comunicação , ele é capaz de construir por conta própria . Fonoaudiologia pode incorporar essa teoria em experiências práticas de comunicação e estímulo na vida dessas crianças. A chave para o sucesso se resume a quanto mais cedo a intervenção , maior oportunidade de sucesso .