Muitos tratamentos para câncer resultado em fadiga. Os glóbulos vermelhos ( hemácias ) , que transportam oxigênio para as células, são destruídas pela quimioterapia. Menos hemácias de transportar oxigênio (anemia) significa que os pneus do paciente facilmente. Radioterapia e cirurgia também contribuem para baixos níveis de energia . As pessoas que recebem tratamento contra o câncer , muitas vezes têm dor, náuseas ou vômitos, e os medicamentos usados para tratar esses problemas também podem causar fadiga.
Quando é que Cansaço ocorre?
A quimioterapia é geralmente feito em ciclos em que o paciente recebe um tratamento durante vários dias , então é desligado por um período de tempo predeterminado e volta numa data posterior para mais tratamento . Fadiga começa após o início da quimioterapia e picos quando o ciclo termina . Na radiação externa, uma pessoa recebe altos de raios-X de energia a partir de uma máquina. O tratamento geralmente é feito todos os dias por vários dias, e fadiga intensifica a continuação do tratamento .
Mecanismos de enfrentamento
Uma pessoa em tratamento de câncer pode não ter energia para fazer tudo o que ele quer fazer , e ele pode precisar de pedir a outras pessoas para obter ajuda. Períodos de descanso freqüentes cochilos à tarde e pode ser benéfica. Ele deve comer refeições saudáveis , beber muita água e exercícios com moderação. Participar de um grupo de apoio também pode ser a seu favor.
Quando contactar o seu fornecedor de Saúde
fadiga durante e imediatamente após o tratamento do câncer é normal. No entanto, se um paciente de repente torna-se tão cansado que ele não pode sair da cama durante um período de 24 horas , deve contactar um médico imediatamente . Tonturas, incapacidade de concentração, tristeza e sono excessivo deve ser relatado , pois cada um poderia ser um sinal de algo mais sério.
Cansaço crônico
Os estados americanos Cancer Association fadiga que pode demorar de três a 12 meses após o fim do tratamento . Em alguns pacientes - como receptores de transplante de medula óssea - baixos níveis de energia pode persistir por anos , mesmo que o câncer foi curado há muito tempo. Cansaço extremo afeta a qualidade de vida. Alguém que está cronicamente fatigado pode não ser capaz de trabalhar ou cuidar de si mesmo . É importante que ele falar com um médico sobre suas preocupações . Ao avaliar a fadiga crônica, doenças físicas deve primeiro ser descartada.