vocalização e articulação da linguagem envolve fonologia , morfologia, sintaxe , semântica e aspectos sociais da comunicação. As pessoas que não podem fazer sons ou não pode fazer os sons da fala claramente são ajudados por um fonoaudiólogo . Aqueles com fluência ou ritmo problemas como gagueira também são ajudados por terapeutas da fala . Fonoaudiologia tradicional para crianças envolve ajudar a criança a identificar o som padrão e discriminar os sons padrão, por comparação , e , em seguida, corrigir as diferentes variações até que o som padrão é reproduzido pela criança. Isso é realizado e os resultados reforçada por envolver a criança em jogos, músicas e outros jogos vocais.
Computador Programas de Aprendizagem e DVDs
fonoaudiólogos usam frequentemente aprendizagem computador interativo programas e DVDs para ajudar as crianças com o seu desenvolvimento da fala . VideoVoice.com é um site que incorpora jogos de vídeo com as atividades funcionais que são divertido e envolvente . Software de reconhecimento de voz requer a criança a articular os comandos e as instruções do jogo . Cada jogo de computador é concebido como um auxílio terapêutico para o tom de voz , volume, duração , articulação, ritmo ou qualquer combinação desses elementos de fala. Um estudo preliminar por fonoaudiólogos em tecnologia de mídia tem mostrado que as crianças respondem positivamente à voz de jogos de computador de reconhecimento.
Comunicação Cognitive Atividades
A compreensão é uma parte crítica da comunicação oral. O fonoaudiólogo pode envolver uma criança em atividades de linguagem funcional que envolvem cognição, interação social e desenvolvimento oral. Língua envolve não apenas os sons que fazemos ( expressiva ), mas a compreensão de que esses sons significam ( receptivo ) . A atividade funcional que um terapeuta da fala pode empregar para ajudar a desenvolver a comunicação cognitiva inclui memória e resolução de problemas de jogos de linguagem.
Atividades funcionais, sugeridas pela Universidade Estadual de Minnesota , para melhorar a comunicação expressiva e receptiva comunicação podem incluir "O que acontece Next? " Este jogo envolve o terapeuta começando uma história, e , em seguida, pedindo à criança para contar o que acontece em seguida. Às vezes, as crianças podem ter dificuldade em aprender os significados de palavras novas e como usar as palavras de forma adequada. Fonoaudiologia pode ajudar as crianças com o desenvolvimento da linguagem cognitiva. " Passar a bola " é um jogo divertido para as crianças. A criança eo take terapeuta vira passar uma bola para trás e para frente. Cada um tem que pensar em uma palavra nova e correta articular a palavra antes que possam passar a bola de volta. Isso, então, pode ser expandida para incluir o jogo que acontece em seguida?
Jogos familiares
atividades funcionais para fonoaudiólogos incluem cartões de memória flash , aulas interativas em torno de um ofício ou de outros atividade baseada -play atividade hands-on , e . As crianças gostam de jogos de cartas como " Go Fish " e funciona bem para ajudar a criança a aprender a articular sons. Em Go Fish , a criança eo take terapeuta transforma a perguntar se o outro jogador tem um cartão especial, que corresponde a um em sua mão. " Concentração " é muitas vezes jogado de uma maneira que a criança diz o nome do objeto no cartão , quando ela transforma-lo de novo. Esta é uma boa atividade funcional , porque a criança incorpora o desenvolvimento da memória na atividade.
Fonoaudiologia para Adultos
terapia
Speech para adultos pode ser em casa, um ambiente institucional ou de reabilitação . Alguns adultos são susceptíveis de se sentir envergonhado com a sua deficiência na fala , por isso, um ambiente privado como a casa às vezes é a melhor escolha. Adultos que sofreram um acidente vascular cerebral ou acidente que prejudica o seu discurso também pode precisar de terapia física em conjunto com a terapia da fala. Os músculos que são usados quando uma pessoa fala , por vezes, precisam ser "treinado" para produzir os sons que compõem as partes do discurso. Para os adultos , a terapia envolve muitas vezes a terapia articulação tradicional e atividades repetitivas com foco em um ou dois sons. As pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral ou acidente exigirá fonoaudiologia para fortalecer os músculos da boca, língua e lábios .