O modelo médico define a deficiência em termos médicos , tais como diagnósticos , sintomas e condições. O modelo se concentra em como os aspectos de uma condição e seus sintomas contribuem para a deficiência. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define deficiência como " qualquer restrição ou falta de capacidade para realizar uma atividade de forma ou dentro da faixa considerada normal para um ser humano. "
Deficiências
As imparidades
referem-se a questões específicas que contribuem para uma deficiência. Por exemplo, uma pessoa que está desativada devido à esquizofrenia podem ter deficiências nas áreas de processos de percepção e de pensamento. Uma pessoa que tem dor crônica pode ter dificuldade de movimentação, que é referido como uma deficiência de mobilidade .
Handicaps
A deficiência é uma desvantagem para um indivíduo relacionada a uma deficiência ou incapacidade . Um indivíduo com esquizofrenia tem uma deficiência mental que está relacionado com deficiências no processamento e percepção da realidade do pensamento. Uma pessoa com mobilidade reduzida tem uma deficiência física relacionada à deficiência na capacidade de mover-se.
Foco
O foco do modelo médico é diagnosticar problemas médicos específicos e tratamento los através de tratamento médico , como por meio de cirurgias ou medicamentos. Por exemplo , uma pessoa com dor crônica pode ser tratada com analgésicos opiáceos . Um esquizofrênico pode ser tratada com medicamentos antipsicóticos .
Aviso
Baseando-se exclusivamente no modelo médico da deficiência ignora muitos outros factores relacionados com a deficiência. Por exemplo , os indivíduos com uma doença mental pode viver em um ambiente estressante que agrava os sintomas da doença mental . Este problema específico não pode ser tratado de forma adequada através de medicação ou outros tratamentos médicos .