Choque pode ser experimentado logo após uma pessoa descobre a sua deficiência. Esta emoção pode durar desde algumas horas a alguns dias . Uma pessoa nesta fase podem sentir uma sensação de dormência, tanto física como emocionalmente , esmagadora despersonalização e uma enorme sensação de perda.
Denial
A negação é um mecanismo de defesa e estratégia que impede a pessoa de aceitar plenamente a realidade de sua situação de enfrentamento - que ele está desativado. Ele também pode ter expectativas irreais e fantasiosas de recuperação. A negação permite a realização de afundar gradualmente e pode durar de três semanas a dois meses.
Depressão /Anger
Nesta fase, uma pessoa expressa raiva e depressão como ele começa a entrar em acordo com a sua deficiência . A raiva pode apresentar-se sob a forma de raiva com os outros e ao ambiente envolvente ou raiva internalizada , porque ele se sente indigno ou acredita que ele é o culpado por sua deficiência. Ele também pode mostrar depressão e sentimentos de desespero e angústia. Em sua depressão , ele pode lamentar a perda de expectativas futuras ou ex- satisfações que já não podem ser cumpridas , bem como a mudança de não só seu corpo, mas também em sua imagem corporal e funcionar como um ser humano.
Aceitação
aceitação e reconhecimento da deficiência implica desapego emocional e objetividade. Uma pessoa vai aceitar a renúncia de falsas esperanças e começar a se sentir confortável com o seu corpo mudou . Aceitação não significa necessariamente que a pessoa está feliz com a sua deficiência, mas que ele se adaptou à sua nova vida e os papéis por perceber suas limitações e novos potenciais.