As pessoas muitas vezes primeiro responder à aprendizagem sobre a deficiência com a negação . Pensamentos como : "Isso não pode estar acontecendo " e " Este diagnóstico está incorreto" são marcas registradas da negação. Algumas pessoas podem conscientemente bloquear realidade , enquanto outros podem fazê-lo inconscientemente. Recusando-se a lidar com as consequências da deficiência pode inibir a capacidade de uma vida produtiva , através de estratégias compensatórias ou outras intervenções . Desde negação impede o tratamento , as pessoas têm de trabalhar por essa fase para chegar à aceitação.
Anger
Uma vez que alguém supera a negação , a raiva geralmente é sentida em seguida. Pensamentos e expressões tais como: " Por que eu? " e "Eu sou uma boa pessoa. Isso não é justo " comumente surgem durante este estágio. A raiva pode ser dirigida a pessoas ou eventos que possam ter aparentemente causou a invalidez , ou a vida em geral. Pode manifestar-se em retirada ea raiva podem ser mostradas em ataques físicos e verbais. As pessoas também podem culpar o portador da notícia , como o médico ou outro diagnosticador .
Negociação
Negociar é a terceira etapa nos cinco estágios de aceitação delineado pelo psiquiatra Dr. Elisabeth Kubler -Ross . Durante esta fase , as pessoas costumam usar a religião para tentar comprometer com Deus , prometendo fazer tudo para que a deficiência desaparecer. Afirmações como : "Eu vou ser uma pessoa melhor , se só essa deficiência vai embora " não fornecem soluções duradouras , por isso é importante passar por essa fase para chegar à aceitação.
Depressão
o sentimento de desesperança comum neste momento em que o processo pode levar à depressão. Sentimentos de inutilidade , culpa e tristeza pode causar mais retirada da sociedade . O medo em relação a um futuro incerto e dificuldade para se ajustar a uma nova imagem corporal ou auto-imagem mental pode criar depressão debilitante. Embora esta fase indica que a pessoa aceita que a deficiência existe, o isolamento impede que acompanha a capacidade de lidar adequadamente com a deficiência e viver uma vida produtiva .
Aceitação
Upon atingir a fase final, as pessoas se sentem prontos para aceitar o que desafia a deficiência lhes traz . Alcançando aceitação não implica a felicidade em relação à condição , mas indica um certo nível de conforto com a nova condição. As pessoas que aceitam a sua deficiência pode mais efetivamente participar de terapia e reabilitação . Nem todo mundo experimenta todas as etapas nesta ordem particular, mas a resolução de cada etapa encontrado é importante , a fim de alcançar a aceitação.