casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

O que o bolus faz no sistema digestivo?

No sistema digestivo, um bolo alimentar refere-se a uma massa semissólida de alimento parcialmente digerido que se forma na boca após a mastigação. É o resultado da decomposição mecânica dos alimentos pelos dentes, misturados à saliva. Aqui está o que acontece com o bolo alimentar à medida que ele se move pelo sistema digestivo:

* Esôfago :O bolo é engolido e viaja através do esôfago, que é um tubo muscular que conecta a boca ao estômago. O esôfago usa contrações musculares involuntárias chamadas peristaltismo para impulsionar o bolo alimentar para baixo em direção ao estômago.

* Estômago :O bolo alimentar entra no estômago, onde é posteriormente misturado e decomposto. O estômago secreta sucos gástricos que contêm ácido clorídrico e enzimas digestivas, como a pepsina, que começam a quebrar as proteínas. O bolo é batido e misturado com esses sucos para formar uma substância semilíquida chamada quimo.

* Intestino delgado :O quimo se move do estômago para o intestino delgado, onde ocorre a maior parte da digestão e absorção de nutrientes. O pâncreas libera enzimas como amilase, lipase e protease, que ajudam a quebrar carboidratos, gorduras e proteínas, respectivamente. O fígado também desempenha um papel na digestão, produzindo bile, que ajuda a emulsionar as gorduras e facilitar sua absorção.

* Intestino grosso (cólon) :O material não digerido e a água passam do intestino delgado para o intestino grosso ou cólon. No cólon, ocorre maior absorção de água e bactérias benéficas fermentam componentes alimentares indigestos, produzindo gases e resíduos. Os resíduos sólidos restantes formam gradualmente fezes e são eventualmente eliminados durante a defecação.

Ao longo desse processo, o bolo alimentar sofre alterações físicas e químicas, sendo decomposto em componentes menores que podem ser absorvidos e utilizados pelo organismo. A movimentação do bolo alimentar através do sistema digestivo é facilitada pelas contrações musculares e secreções de vários órgãos, garantindo uma digestão eficiente e absorção de nutrientes.