casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva
Como as bebidas liberadas com gás afetam seu estômago?
Bebidas carbonatadas são bebidas que contêm gás dióxido de carbono dissolvido. Essas bebidas também são frequentemente chamadas de
refrigerantes ,
refrigerantes ou
bebidas com gás .
Quando você bebe uma bebida carbonatada, o gás dióxido de carbono é liberado do líquido e forma bolhas. Essas bolhas podem irritar o revestimento do estômago e causar gases, inchaço e dor abdominal. Em alguns casos, as bebidas carbonatadas também podem causar problemas mais graves, como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e úlceras.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais as bebidas carbonatadas podem afetar seu estômago: *
Irritar o revestimento do estômago. O gás dióxido de carbono presente nas bebidas carbonatadas pode irritar o revestimento do estômago, causando inflamação e dor. Isso pode causar gases, inchaço e dor abdominal.
*
Causa gases e inchaço. As bolhas nas bebidas carbonatadas também podem causar gases e inchaço. Isso ocorre porque as bolhas de gás podem se expandir no estômago e pressionar os músculos abdominais.
*
Leva à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). As bebidas carbonatadas podem relaxar o esfíncter esofágico inferior (EEI), que é um músculo que separa o estômago do esôfago. Isso pode permitir que o ácido estomacal reflua para o esôfago, causando azia e outros sintomas da DRGE.
*
Contribuir para úlceras. As bebidas carbonatadas também podem contribuir para o aparecimento de úlceras, que são feridas no revestimento do estômago ou duodeno (a primeira parte do intestino delgado). Isso ocorre porque o gás dióxido de carbono nas bebidas carbonatadas pode danificar a camada mucosa que protege o estômago e o duodeno do ácido.
Se você tiver algum desses problemas depois de beber bebidas carbonatadas, você pode limitar sua ingestão ou evitar tomá-las completamente.