casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva
O que acontece na primeira parte do intestino delgado?
A primeira parte do intestino delgado é chamada duodeno. É aqui que ocorre a maior parte da digestão e absorção de nutrientes. O duodeno é um órgão em forma de C com cerca de 25 centímetros de comprimento. Começa no esfíncter pilórico, que é um músculo que controla a passagem do alimento do estômago para o duodeno. O duodeno termina no ligamento de Treitz, que é uma prega de peritônio que suspende o jejuno e o íleo do duodeno.
O duodeno é revestido por uma membrana mucosa que contém numerosas vilosidades e microvilosidades. As vilosidades são pequenas projeções semelhantes a dedos que aumentam a área de superfície do duodeno e ajudam a absorver nutrientes. Micrvilli são projeções ainda menores que cobrem as vilosidades e também ajudam a absorver nutrientes.
O duodeno também contém várias glândulas que secretam enzimas digestivas e muco. As enzimas digestivas mais importantes secretadas pelo duodeno são:
*
Amilase: Esta enzima decompõe os carboidratos em açúcares simples.
*
Lipase: Esta enzima decompõe as gorduras em ácidos graxos e glicerol.
*
Protease: Esta enzima decompõe as proteínas em aminoácidos.
Além das enzimas digestivas, o duodeno também secreta muco. O muco é uma substância escorregadia que ajuda a proteger o revestimento do duodeno do conteúdo ácido do estômago.
O duodeno é responsável por misturar o alimento ingerido com as enzimas digestivas e o muco secretado. Essa mistura é então agitada e movida ao longo do duodeno pelo peristaltismo, que é uma série de contrações musculares involuntárias.
O alimento digerido é então absorvido pela corrente sanguínea através das vilosidades e microvilosidades. Os nutrientes absorvidos são então transportados para o fígado, onde são usados para fornecer energia ou armazenados para uso posterior.