casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva
Uma diferença entre uma cavidade gastrovascular e um trato digestivo completo?
Uma diferença entre uma cavidade gastrovascular e um trato digestivo completo é que uma cavidade gastrovascular serve tanto como órgão digestivo quanto como cavidade corporal, enquanto um trato digestivo completo é especializado na digestão e possui cavidades corporais separadas.
Em animais com cavidade gastrovascular, como cnidários (por exemplo, águas-vivas) e platelmintos, a cavidade funciona tanto como sistema digestivo quanto como sistema circulatório. O alimento é levado para a cavidade gastrovascular por meio de uma única abertura, que também serve como saída para resíduos. A cavidade é revestida por células especializadas que produzem enzimas digestivas, e as contrações musculares ajudam a misturar os alimentos e movê-los através da cavidade. Os nutrientes são absorvidos pelas paredes da cavidade gastrovascular e distribuídos por todo o corpo.
Por outro lado, animais com trato digestivo completo possuem estruturas especializadas para diferentes estágios da digestão. O trato digestivo compreende vários órgãos, como boca, esôfago, estômago, intestinos e ânus. Diferentes regiões do trato digestivo são responsáveis por funções específicas, como a decomposição mecânica dos alimentos, a secreção de enzimas digestivas, a absorção de nutrientes e a eliminação de resíduos. Além disso, o trato digestivo completo está normalmente associado a uma cavidade corporal separada, muitas vezes chamada de celoma, que contém os órgãos internos. Esse arranjo permite maior complexidade e especialização funcional do sistema digestivo.