casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

O que acontece com sua comida no estômago?

O estômago desempenha um papel vital no processo de digestão, transformando os alimentos em uma forma que pode ser absorvida e utilizada pelo corpo. Várias etapas cruciais ocorrem dentro do estômago, incluindo:

1. Digestão Mecânica :Quando engolimos o alimento, ele entra na boca, onde é mastigado. No estômago, ocorre mais digestão mecânica. O estômago possui paredes musculares espessas que se contraem ritmicamente, agitando e misturando os alimentos. Esta ação física decompõe partículas maiores de alimentos em partículas menores, aumentando sua área de superfície para uma melhor digestão.

2. Digestão Química :O estômago secreta suco gástrico, que contém ácido clorídrico e uma enzima digestiva chamada pepsina. O ácido clorídrico cria um ambiente ácido no estômago, matando bactérias e desnaturando proteínas. A pepsina é uma enzima que inicia especificamente a quebra de proteínas em peptídeos menores.

3. Absorção :O estômago em si não é o principal local de absorção de nutrientes, mas desempenha um papel na absorção de certas substâncias. Por exemplo, vitaminas solúveis em água, como a vitamina B12 e alguns medicamentos, podem ser absorvidas pelo revestimento do estômago.

4. Formação do Quimo :Como resultado da digestão mecânica e química, o alimento parcialmente digerido misturado ao suco gástrico forma uma substância semilíquida conhecida como quimo. O quimo tem consistência semelhante à de uma sopa espessa e é preparado para posterior digestão e absorção no intestino delgado.

5. Regulação do Esvaziamento Gástrico :O estômago esvazia seu conteúdo no intestino delgado por meio de um processo controlado denominado esvaziamento gástrico. Vários fatores, incluindo a composição do quimo e hormônios como gastrina e colecistocinina, regulam a taxa de esvaziamento gástrico.

Depois que o quimo sai do estômago e entra no intestino delgado, ocorre maior digestão e absorção de carboidratos, proteínas e gorduras. O pâncreas e o fígado contribuem com enzimas e substâncias adicionais para auxiliar na degradação e absorção de nutrientes. O material não digerido restante eventualmente viaja para o intestino grosso para posterior processamento e eliminação do corpo.