casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva
Como o intestino delgado é adaptado para a absorção dos alimentos?
O intestino delgado é o principal local de absorção dos nutrientes dos alimentos digeridos. Possui diversas adaptações que o tornam adequado para esta função:
1. Comprimento e área de superfície:O intestino delgado é relativamente longo, medindo cerca de 6 a 7 metros em um ser humano adulto. Isso fornece uma grande área de superfície para a absorção de nutrientes.
2. Vilosidades e microvilosidades:O revestimento interno do intestino delgado é coberto por pequenas projeções semelhantes a dedos, chamadas vilosidades. Cada vilo é ainda revestido com projeções ainda menores chamadas microvilosidades. Essas estruturas aumentam muito a área de superfície do intestino delgado, permitindo uma absorção mais eficiente de nutrientes.
3. Células epiteliais:As células epiteliais que revestem as vilosidades e microvilosidades são especializadas na absorção de nutrientes. Possuem inúmeras proteínas de transporte localizadas em suas membranas plasmáticas, que facilitam o transporte ativo e passivo de diversos nutrientes para a corrente sanguínea.
4. Junções apertadas:As células epiteliais são mantidas unidas por junções apertadas, que evitam o vazamento de substâncias entre as células. Isto garante que os nutrientes sejam absorvidos através dos mecanismos de transporte adequados, em vez de vazarem para os espaços intersticiais.
5. Secreção de enzimas digestivas:O intestino delgado secreta enzimas digestivas, como amilase, protease e lipase, que decompõem carboidratos, proteínas e gorduras em moléculas menores que podem ser mais facilmente absorvidas.
6. Fornecimento de sangue:O intestino delgado possui uma extensa rede de vasos sanguíneos que fornecem oxigênio e nutrientes às células epiteliais e transportam os nutrientes absorvidos para fora do intestino.
7. Peristaltismo:O peristaltismo é a contração e o relaxamento rítmicos dos músculos nas paredes do intestino delgado. Esses movimentos ajudam a misturar o alimento com as enzimas digestivas e a movê-lo ao longo do intestino para maior absorção.
8. Células caliciformes:As células caliciformes do intestino delgado secretam muco, que ajuda a lubrificar o revestimento intestinal e a protegê-lo das enzimas digestivas.
9. Lácteos:Os lácteos são vasos linfáticos localizados nas vilosidades que transportam ácidos graxos e vitaminas lipossolúveis para longe do intestino.
Essas adaptações permitem coletivamente que o intestino delgado absorva com eficiência os nutrientes essenciais dos alimentos digeridos e os entregue à corrente sanguínea para distribuição a vários tecidos e órgãos do corpo.