casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

O que o intestino delgado faz no corpo humano?

O intestino delgado é uma parte vital do sistema digestivo humano responsável pela digestão dos alimentos e pela absorção de nutrientes essenciais. Desempenha várias funções importantes:

1. Digestão de carboidratos :O intestino delgado decompõe os carboidratos em açúcares simples, como a glicose, que podem ser absorvidos pela corrente sanguínea. Este processo é facilitado por enzimas como a amilase e outras enzimas produzidas pelo pâncreas.

2. Digestão de proteínas :As proteínas são decompostas em aminoácidos. O intestino delgado produz enzimas como protease e peptídeos, que ajudam a quebrar as proteínas em componentes menores.

3. Digestão de gorduras :As gorduras são decompostas em ácidos graxos menores e glicerol com a ajuda da bile do fígado e de enzimas como as lipases. Essas gorduras decompostas podem então ser absorvidas pelo sistema linfático.

4. Absorção de nutrientes :O intestino delgado tem uma vasta área de superfície, que é coberta por pequenas projeções semelhantes a dedos, chamadas vilosidades. Essas vilosidades são revestidas por microvilosidades que aumentam a área de superfície para absorção de nutrientes. Os nutrientes dos alimentos digeridos são absorvidos pelas vilosidades e transportados para a corrente sanguínea.

5. Absorção de água e eletrólitos :Após a absorção dos nutrientes, o material restante avança ao longo do intestino delgado, onde a maior parte da água é absorvida de volta ao corpo. Eletrólitos como sódio, potássio e cloreto também são absorvidos nesse processo.

6. Transporte de alimentos :O intestino delgado também tem a função de transportar o alimento digerido ao longo de sua extensão por meio de contrações peristálticas. Esses movimentos musculares rítmicos ajudam a mover os alimentos ao longo do intestino delgado e facilitam a digestão e a absorção.

O intestino delgado tem cerca de 6 metros de comprimento e é a parte mais longa do sistema digestivo. Sua principal função é quebrar os alimentos em componentes nutrientes menores e absorver esses nutrientes na corrente sanguínea. Esses nutrientes absorvidos são então distribuídos por várias partes do corpo para energia, crescimento e outras funções corporais essenciais.