casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva
Em que tipo de digestão as enzimas estão envolvidas. Como funcionam?
Digestão química As enzimas são catalisadores, o que significa que aceleram a taxa de uma reação química sem serem consumidas na reação. Na digestão química, as enzimas quebram moléculas complexas de alimentos em moléculas mais simples que podem ser absorvidas pelo corpo.
Cada enzima é específica para um determinado tipo de ligação química. Por exemplo, a amilase decompõe os carboidratos hidrolisando as ligações entre as moléculas de glicose, enquanto a protease decompõe as proteínas hidrolisando as ligações entre os aminoácidos.
As enzimas funcionam diminuindo a energia de ativação de uma reação, que é a quantidade de energia necessária para o início da reação. Isto permite que a reação ocorra a uma temperatura mais baixa e a uma taxa mais rápida.
As enzimas são muito eficientes e podem catalisar milhares de reações por segundo. Eles também têm um alto grau de especificidade, o que significa que decompõem apenas certos tipos de moléculas. Isso evita que o corpo destrua seus próprios tecidos.
As enzimas são produzidas pelas células do corpo e secretadas no trato digestivo. Eles também estão presentes em alguns alimentos, como frutas, vegetais e iogurtes.
A seguir estão algumas das principais enzimas envolvidas na digestão química:
* Amilase:decompõe carboidratos em açúcares
* Protease:Decompõe proteínas em aminoácidos
* Lipase:decompõe as gorduras em ácidos graxos e glicerol
* Nuclease:Decompõe os ácidos nucléicos em nucleotídeos
Essas enzimas trabalham juntas para quebrar as moléculas dos alimentos em pequenas moléculas que podem ser absorvidas pelo corpo. Moléculas de alimentos não digeridas são eliminadas do corpo como resíduos.