casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva
Como os nematóides digerem os alimentos?
Os nematóides empregam vários mecanismos para digerir os alimentos, dependendo de seus modos de alimentação e adaptações específicas. Aqui estão algumas maneiras comuns pelas quais os nematóides digerem os alimentos:
Perfuração e sucção (parasitas obrigatórios e facultativos): - Nematóides com aparelho bucal perfurante, como aqueles encontrados em espécies parasitas de plantas e algumas espécies parasitas de animais, perfuram o tecido ou células do hospedeiro para acessar nutrientes.
- Uma vez que o nematóide penetra no hospedeiro, ele injeta saliva contendo várias enzimas e outras moléculas no tecido do hospedeiro. Essas enzimas decompõem compostos complexos, como proteínas e polissacarídeos, em moléculas mais simples que podem ser facilmente absorvidas pelo nematóide.
- Os nutrientes digeridos são então sugados para o esôfago do nematóide e posteriormente para o sistema digestivo para absorção e assimilação.
Bulbo faríngeo (muitas bactérias que se alimentam e alguns outros nematóides): - Os nematóides que se alimentam de microorganismos, como bactérias e fungos, geralmente possuem um bulbo faríngeo muscular.
- O bulbo faríngeo atua como mecanismo de trituração. Ele contém cristas cuticulares ou dentes que esmagam e maceram as partículas microbianas dos alimentos.
- As partículas trituradas são então misturadas com enzimas digestivas secretadas pelas glândulas faríngeas, que ajudam a decompor ainda mais os alimentos.
- Os nutrientes digeridos são então passados para o intestino para absorção e assimilação.
Digestão e secreção intestinal (parasitas intestinais e alguns nematóides de vida livre): - Os nematóides que vivem como parasitas intestinais ou são de vida livre e se alimentam de matéria orgânica ou de pequenos organismos dependem principalmente da digestão interna.
- Eles ingerem alimentos pela boca e a comida passa para o intestino.
- As células intestinais secretam enzimas que decompõem moléculas complexas em componentes menores. Essas enzimas incluem proteases, lipases, amilases e outras, dependendo do tipo de alimento consumido.
- O alimento parcialmente digerido é posteriormente processado nas células intestinais através de processos de digestão e absorção celular.
- Materiais não digeridos e resíduos são eliminados através do ânus.
É importante notar que diferentes espécies de nematóides podem ter variações e especializações em seus sistemas digestivos com base em seus nichos ecológicos específicos e preferências alimentares.