casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

Como você trata uma infecção fúngica no sistema digestivo?

Tratamento varia dependendo da gravidade da infecção e da cepa do fungo envolvida. Muitas vezes essas infecções requerem tratamento com medicamentos antifúngicos. Existem vários tipos diferentes de medicamentos orais usados ​​no tratamento de infecções fúngicas, incluindo:

> Fluconazol (Diflucan) :Este é um medicamento antifúngico comumente usado para tratar infecções fúngicas de vários tipos. Está disponível na forma de comprimido e/ou suspensão e também pode ser administrado por via intravenosa (IV).

> Itraconazol (Sporanox) :administrado na forma de comprimido ou solução oral, é usado para Candida e outras infecções fúngicas.

> Nistatina (Nilstat, Micostatina) :Este medicamento tem sido historicamente prescrito para tratar infecções fúngicas na boca, garganta e intestinos. Também pode ser sugerido o tratamento de infecções por Candida envolvendo outras partes do corpo.

> Anfotericina B (Fungizone, Abelcet, AmBisome) :Administrado como injeção intravenosa ou através de um tubo intravenoso ou cateter colocado cirurgicamente, este medicamento pode ser usado para tratar infecções fúngicas profundas e mais graves, especialmente em indivíduos com sistema imunológico enfraquecido.

Em alguns casos, um médico pode recomendar o uso de dois ou mais medicamentos para aumentar a eficácia e reduzir o risco de desenvolvimento de resistência ao tratamento. Também é comum que esses medicamentos sejam prescritos em comprimidos ou cápsulas para serem tomados por via oral.

Além dos medicamentos prescritos, há várias coisas que você pode fazer em casa que podem ajudar a tratar uma infecção fúngica no trato digestivo:

- Probióticos: Os probióticos são bactérias vivas semelhantes às bactérias boas naturalmente presentes no sistema digestivo. Você pode tomar probióticos em forma de cápsulas ou encontrá-los em certos alimentos como kefir, chucrute, missô e tempeh. Os probióticos podem ajudar a melhorar o sistema imunológico e combater infecções fúngicas.

- Óleo de coco: O óleo de coco é um antifúngico natural que também pode ajudar a melhorar a saúde digestiva. Você pode adicionar óleo de coco à sua dieta cozinhando com ele ou tomando-o em colheradas.

- Óleo de orégano: O óleo de orégano é outro antifúngico natural que pode ser útil no tratamento de infecções fúngicas. Você pode tomar óleo de orégano em cápsulas ou adicioná-lo à água ou ao chá.

- Vinagre de maçã: O vinagre de maçã é um antifúngico e antibacteriano natural que também pode ajudar a melhorar a saúde digestiva. Você pode beber vinagre de maçã misturando-o com água ou adicionando-o a molhos para salada ou marinadas.