casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

A atividade do intestino delgado é química ou física?

A atividade do intestino delgado é química e física.

O intestino delgado é responsável pela maior parte da digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos que ingerimos. Este processo envolve mudanças químicas e físicas.

Alterações químicas

As alterações químicas que ocorrem no intestino delgado são provocadas por enzimas produzidas pelo pâncreas e pelo revestimento do intestino delgado. Essas enzimas quebram as moléculas complexas dos alimentos em moléculas menores e mais facilmente absorvíveis. Por exemplo, as proteínas são decompostas em aminoácidos, os carboidratos são decompostos em açúcares e as gorduras são decompostas em ácidos graxos e glicerol.

Mudanças físicas

As mudanças físicas que ocorrem no intestino delgado envolvem a mistura e agitação dos alimentos para ajudar a quebrá-los em partículas menores e aumentar sua área de superfície para melhor contato com as enzimas digestivas. Isto é conseguido pelas contrações rítmicas dos músculos do intestino delgado. Essas contrações também ajudam a impulsionar os alimentos através do intestino delgado para que possam ser absorvidos pela corrente sanguínea.

O intestino delgado é um órgão complexo que desempenha um papel vital na digestão e absorção de nutrientes. As alterações químicas e físicas que ocorrem no intestino delgado permitem-nos extrair os nutrientes necessários dos alimentos que ingerimos e utilizá-los para construir e reparar o nosso corpo.