casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

Os lipídios entram na corrente sanguínea após a digestão?

Os lipídios são de fato absorvidos pela corrente sanguínea após o processo de digestão. Aqui está uma visão geral de como os lipídios são digeridos e transportados para a corrente sanguínea:

1. Ingestão: Os lipídios são consumidos como parte de uma refeição. Eles podem estar presentes em diversas fontes alimentares, como óleos, nozes, sementes, carne, peixe e laticínios.

2. Digestão:
- No estômago: O estágio inicial da digestão lipídica ocorre no estômago. A enzima lipase gástrica começa a quebrar os triglicerídeos (a principal forma de lipídios nos alimentos) em moléculas menores.
- No intestino delgado: A maior parte da digestão lipídica ocorre no intestino delgado. O pâncreas secreta lipase pancreática, que decompõe ainda mais os triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol. Os sais biliares, produzidos pelo fígado e armazenados na vesícula biliar, auxiliam na emulsificação dos lipídios, ajudando-os a se misturar com a água. Isso permite que as enzimas lipase acessem e quebrem os lipídios com mais eficiência.

3. Absorção:
- Formação de micelas: Os ácidos graxos e monoglicerídeos digeridos (produzidos a partir da degradação dos triglicerídeos) combinam-se com os sais biliares para formar micelas. As micelas são pequenos agregados solúveis em água que ajudam a transportar os lipídios através do ambiente aquoso do intestino delgado.
- Absorção pelos enterócitos :As micelas atingem a superfície das vilosidades intestinais (projeções semelhantes a dedos no intestino delgado). Aqui, os ácidos graxos e monoglicerídeos são absorvidos pelos enterócitos (células epiteliais intestinais) por difusão passiva.

4. Transporte na corrente sanguínea:
- Formação de quilomícrons: Dentro dos enterócitos, os ácidos graxos e monoglicerídeos absorvidos são ressintetizados em triglicerídeos. Esses triglicerídeos, juntamente com o colesterol, os fosfolipídios e as proteínas, são empacotados em quilomícrons. Os quilomícrons são grandes partículas lipídicas revestidas de proteínas que podem transportar lipídios através do sistema linfático e para a corrente sanguínea.
- Circulação: Os quilomícrons viajam através do sistema linfático e eventualmente entram na corrente sanguínea. Eles circulam por todo o corpo, entregando lipídios a vários tecidos e órgãos.

Os lipídios são nutrientes essenciais que fornecem energia, armazenam vitaminas e servem como componentes estruturais das células. Sua digestão e absorção eficientes são cruciais para manter a saúde e o bem-estar geral.