casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

Como o MRSA afeta o sistema digestivo?

Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) é um tipo de bactéria resistente a certos antibióticos. É transmitido através do contato com uma pessoa infectada ou com superfícies ou objetos contaminados com a bactéria. O MRSA pode causar uma variedade de infecções, incluindo infecções de pele, infecções da corrente sanguínea e pneumonia.

O MRSA pode afetar o sistema digestivo, causando um tipo de infecção chamada colite por C. difficile. C. difficile é um tipo de bactéria normalmente presente no intestino de pessoas saudáveis. No entanto, em alguns casos, o C. difficile pode causar uma infecção, causando sintomas como diarreia, dor abdominal e febre. O MRSA pode aumentar o risco de desenvolver colite por C. difficile ao perturbar o equilíbrio normal das bactérias nos intestinos.

O MRSA também pode afetar o sistema digestivo, causando um tipo de intoxicação alimentar chamada intoxicação alimentar estafilocócica. A intoxicação alimentar estafilocócica é causada pela ingestão de alimentos contaminados com MRSA. Os sintomas de intoxicação alimentar estafilocócica incluem náuseas, vômitos, diarréia e dor abdominal.

Em casos graves, o MRSA também pode levar ao desenvolvimento de sepse, que é uma infecção da corrente sanguínea com risco de vida. A sepse pode causar falência de órgãos e morte.

É importante praticar uma boa higiene para prevenir a propagação do MRSA. Isso inclui lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar contato com pessoas infectadas e limpar e desinfetar superfícies que possam estar contaminadas com a bactéria.