casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva
O sangue corre para o estômago depois de comer?
Depois de comer, o fluxo sanguíneo aumenta para o estômago e intestinos para ajudar no processo de digestão. Esta resposta fisiológica é conhecida como hiperemia pós-prandial, que se refere ao aumento do fluxo sanguíneo para o trato gastrointestinal após uma refeição.
Imediatamente após comer, a resposta de “descanso e digestão” do corpo é ativada, levando ao aumento do fluxo sanguíneo para o estômago, vesícula biliar e pâncreas, aumentando a produção e secreção de sucos digestivos e enzimas. O aumento do fluxo sanguíneo para o sistema digestivo ajuda a apoiar o processo de decomposição dos alimentos e absorção de nutrientes essenciais.
Este processo é regulado pelos sistemas nervoso e hormonal. O nervo vago, parte do sistema nervoso parassimpático, desempenha um papel na estimulação do fluxo sanguíneo para o estômago e intestinos. Além disso, hormônios como a gastrina e a colecistoquinina (CCK) são liberados em resposta ao consumo alimentar e também contribuem para a regulação dos processos digestivos, incluindo o aumento do fluxo sanguíneo para os órgãos digestivos.
Curiosamente, a redistribuição do fluxo sanguíneo após uma refeição pode causar uma diminuição temporária do fluxo sanguíneo para outras partes do corpo, o que pode levar a sentimentos de sonolência e redução do desempenho físico, comumente referido como mergulho pós-refeição ou sonolência pós-almoço. . É por isso que muitas vezes é recomendado fazer uma curta caminhada ou praticar atividades leves após uma refeição para ajudar na digestão e manter os níveis de energia.