casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

Como as lhamas digerem os alimentos?

Regurgitação e mastigação:
1. Comer: As lhamas pastam primeiro em plantas e gramíneas, consumindo grandes quantidades de vegetação.

2. Ação Digestiva: Dentro da boca, as lhamas inicialmente regurgitam o alimento ingerido, ruminando ao misturá-lo com a saliva.

3. Moagem e Fermentação: A ruminação, que consiste em matéria vegetal semidigerida, é então engolida e viaja para uma área especializada do sistema digestivo chamada rúmen, que faz parte do estômago anterior.

4. Ruminação: Dentro do rúmen, microrganismos simbióticos, incluindo bactérias e protozoários, decompõem as fibras vegetais resistentes por meio da fermentação. Esse processo de ruminação permite que as lhamas extraiam mais nutrientes do material vegetal.

Estômago compartimentado:
5. Retículo: Do rúmen, a ruminação passa para outro compartimento do estômago anterior, conhecido como retículo, onde é ainda mais misturado e umedecido.

6. Omaso: O alimento parcialmente decomposto segue para o omaso, onde se livra do excesso de água, concentrando ainda mais os nutrientes.

7. Abomaso: O último compartimento é o abomaso, que funciona como um verdadeiro estômago nos humanos. Aqui, as enzimas digestivas decompõem proteínas e outros componentes, auxiliadas pelos ácidos secretados nesta câmara.

Absorção de nutrientes:
8. Intestino Delgado: O material digerido, agora na forma de quimo, sai do abomaso e entra no intestino delgado. Aqui, os nutrientes dos alimentos são absorvidos pela corrente sanguínea.

9. Intestino grosso e reabsorção de água: Os resíduos não absorvidos passam para o intestino grosso. A água é reabsorvida e os resíduos restantes são eventualmente eliminados como fezes.

Contribuição da microflora:
A digestão da lhama é caracterizada pela presença de diversos microrganismos em seu estômago anterior. Esta complexa comunidade microbiana desempenha um papel vital na liberação de nutrientes da dieta baseada em vegetais que, de outra forma, seriam indigestos para as lhamas.

Em essência, as lhamas empregam um sofisticado processo digestivo de várias etapas que envolve fermentação e decomposição mecânica por microrganismos, permitindo-lhes digerir eficientemente a sua dieta herbívora e obter nutrientes essenciais.