casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva
Como esse alimento é digerido no corpo da coruja?
Estômago As corujas possuem um proventrículo altamente muscular (uma seção do estômago) que armazena alimentos e facilita a trituração (trituração) dos materiais ingeridos. O proventrículo é revestido por uma espessa camada de músculos que se contraem e relaxam para quebrar mecanicamente o alimento em partículas menores. Os sucos gástricos secretados iniciam a digestão química e a massa amolecida avança pelo sistema digestivo.
Pelotas Devido à indigestibilidade de certos componentes, como ossos, pelos, penas e exoesqueletos, os materiais amolecidos são frequentemente regurgitados como pellets. Pellets são uma característica distintiva das corujas, frequentemente encontradas perto de seus poleiros ou locais de nidificação. Esses pellets fornecem informações valiosas para biólogos e pesquisadores, pois podem revelar a dieta da coruja e fornecer informações sobre a dinâmica do ecossistema.
Intestino Delgado Após a regurgitação do pellet, o material alimentar decomposto restante avança para o intestino delgado. Aqui, os nutrientes da presa digerida são absorvidos pela corrente sanguínea através das vilosidades (minúsculas projeções em forma de dedo) que revestem as paredes intestinais. As enzimas secretadas pelo pâncreas, fígado e glândulas intestinais auxiliam ainda mais na absorção de nutrientes.
Intestino Grosso e Cloaca Qualquer matéria não digerida passa pelo intestino grosso, onde passa por uma extração final de água e eletrólitos antes de ser expelida pela cloaca (uma única abertura que funciona como saída comum para os sistemas digestivo, urinário e reprodutivo das aves). Os resíduos sólidos desidratados são eliminados na forma de fezes.