casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva
Como os sistemas digestivo, circulatório e respiratório atendem a uma célula do corpo no dedão do pé?
Sistema digestivo: - O sistema digestivo fornece nutrientes e energia para as células do corpo no dedão do pé.
- O processo começa com a ingestão do alimento, que é decomposto na boca pelos dentes e pela saliva.
- O alimento então desce pelo esôfago até o estômago, onde é posteriormente decomposto pelos ácidos e enzimas do estômago.
- O alimento parcialmente digerido entra então no intestino delgado, onde é posteriormente decomposto pelas enzimas do pâncreas e pela bile do fígado.
- Os nutrientes dos alimentos são então absorvidos pela corrente sanguínea através das paredes do intestino delgado.
- Os alimentos não digeridos passam para o intestino grosso, onde a água e os eletrólitos são absorvidos, e os resíduos restantes são eliminados nas fezes.
Sistema circulatório: - O sistema circulatório transporta nutrientes, oxigênio e hormônios do sistema digestivo para as células do corpo no dedão do pé.
- O coração bombeia sangue oxigenado dos pulmões através das artérias até os capilares, que são pequenos vasos sanguíneos que circundam as células do corpo.
- Os nutrientes e o oxigênio do sangue se difundem para as células do corpo, enquanto os resíduos do metabolismo celular se difundem para fora da célula e para os capilares.
- O sangue desoxigenado retorna ao coração pelas veias.
Sistema respiratório - O sistema respiratório fornece oxigênio às células do corpo no dedão do pé e remove o dióxido de carbono, um resíduo do metabolismo celular.
- Durante a inalação, o ar é aspirado para os pulmões através do nariz ou da boca.
- O ar desce pela traqueia e chega aos brônquios, que são os ramos menores da traqueia.
- Os brônquios levam aos alvéolos, que são pequenos sacos nos pulmões onde ocorre a troca de oxigênio e dióxido de carbono.
- O oxigênio se difunde dos alvéolos para a corrente sanguínea através dos capilares, enquanto o dióxido de carbono se difunde para fora da corrente sanguínea e para os alvéolos.
- Durante a expiração, o ar rico em dióxido de carbono é expelido dos pulmões através do nariz ou da boca.