casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva
Como seu sistema digestivo decompõe os alimentos?
1. Ingestão O sistema digestivo de um gafanhoto começa com a ingestão, que é o processo de ingestão dos alimentos. Os gafanhotos são insetos herbívoros, portanto sua dieta consiste principalmente de materiais vegetais, como folhas, caules e flores. Eles usam suas mandíbulas, que são mandíbulas fortes, para agarrar e cortar a comida em pequenos pedaços.
2. Digestão Uma vez ingerido, o alimento passa para o intestino anterior, que consiste no esôfago, papo e proventrículo. O esôfago é um tubo curto que transporta o alimento da boca até o papo. A colheita é um saco de paredes finas onde o alimento é armazenado temporariamente. O proventrículo é uma câmara muscular que mistura e tritura os alimentos com estruturas semelhantes a dentes chamadas moinhos gástricos.
O alimento então passa para o intestino médio, que é o principal local de digestão e absorção. O intestino médio consiste no mesentério e no íleo. O mesentério é um tubo longo e enrolado onde a maioria das enzimas digestivas é produzida. Essas enzimas decompõem carboidratos, proteínas e gorduras em moléculas mais simples que podem ser absorvidas pelo gafanhoto. O íleo é um tubo reto e mais curto que auxilia na absorção de água e eletrólitos dos alimentos digeridos.
3. Excreção O material alimentar não digerido e os resíduos passam para o intestino posterior, que consiste no cólon e no reto. O cólon é um tubo curto e largo onde as bactérias ajudam na decomposição dos alimentos. O reto é um tubo reto que leva ao ânus, através do qual os resíduos são expelidos do corpo.
Os gafanhotos também possuem um par de túbulos de Malpighi, que são órgãos excretores que ajudam na remoção de resíduos nitrogenados da hemolinfa (sangue de inseto). Esses túbulos coletam os resíduos da hemolinfa e os transportam para o intestino posterior, onde são expelidos junto com os outros resíduos.