casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva
Durante a digestão, em que são decompostas as gorduras?
Durante a digestão, as gorduras (triglicerídeos) são quebradas em moléculas menores chamadas ácidos graxos e glicerol. Esse processo é facilitado por enzimas chamadas lipases, produzidas pelo pâncreas e pelo revestimento do intestino delgado.
As lipases quebram as ligações entre os ácidos graxos e a molécula de glicerol, liberando os ácidos graxos individuais. Os ácidos graxos são então processados no corpo, sendo usados como energia ou armazenados como gordura. O glicerol também é usado como energia ou convertido em glicose.
A quebra das gorduras começa no estômago, onde a enzima lipase gástrica começa a quebrar algumas das moléculas de gordura. No entanto, a maior parte da digestão da gordura ocorre no intestino delgado. Uma vez que as gorduras entram no intestino delgado, elas são emulsionadas pelos sais biliares, que são produzidos pelo fígado e armazenados na vesícula biliar. A emulsificação decompõe as gotículas de gordura em partículas menores, aumentando sua área superficial e tornando-as mais acessíveis às lipases.
As lipases então decompõem as gorduras em ácidos graxos e glicerol. Os ácidos graxos e o glicerol são então absorvidos pelas vilosidades intestinais, que são pequenas projeções em forma de dedo que revestem o intestino delgado. Uma vez absorvidos, os ácidos graxos podem ser transportados por todo o corpo para energia ou armazenamento, enquanto o glicerol pode ser usado para energia ou convertido em glicose.