casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva
Que efeito as enzimas do intestino têm sobre nutrientes como as proteínas?
As enzimas nos intestinos desempenham um papel vital na digestão e absorção de nutrientes, incluindo proteínas. Essas enzimas quebram moléculas complexas de proteínas em componentes menores que podem ser absorvidos e utilizados pelo corpo. Aqui estão os principais efeitos das enzimas nas proteínas do intestino:
1. Proteólise :Enzimas chamadas proteases, ou proteinases, são responsáveis pelo processo de proteólise. Essas enzimas decompõem as proteínas em peptídeos menores e, eventualmente, em aminoácidos individuais. As principais enzimas proteolíticas envolvidas na digestão de proteínas no intestino são:
- Pepsina:Secretada pelo estômago, a pepsina inicia a digestão das proteínas no ambiente ácido do estômago.
- Tripsina, quimotripsina e elastase:essas enzimas são produzidas pelo pâncreas e secretadas no intestino delgado. Eles atuam no ambiente alcalino do intestino delgado para quebrar ainda mais as proteínas.
2. Divisão de Peptídeos :Depois que as proteínas são decompostas em peptídeos pelas proteases, outras enzimas chamadas peptidases assumem o controle. Essas enzimas hidrolisam ainda mais os peptídeos em dipeptídeos e tripeptídeos, que são pequenas cadeias de dois ou três aminoácidos, respectivamente.
3. Absorção de aminoácidos :Os dipeptídeos e tripeptídeos são muito grandes para serem absorvidos diretamente na corrente sanguínea. Para facilitar a absorção, eles devem primeiro ser decompostos em aminoácidos individuais. Isso é realizado por enzimas chamadas dipeptidases e tripeptidases, que estão localizadas na borda em escova das células epiteliais intestinais. Essas enzimas decompõem dipeptídeos e tripeptídeos em seus aminoácidos constituintes, que podem então ser absorvidos pela corrente sanguínea.
No geral, as enzimas nos intestinos desempenham um papel crucial na digestão das proteínas, decompondo-as em peptídeos menores e, eventualmente, em aminoácidos individuais. Esses aminoácidos são então absorvidos e transportados para vários tecidos e órgãos do corpo, onde podem ser usados para síntese de proteínas, produção de energia e outras funções corporais importantes.