casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

O que a mastigação e a ação da bile têm em comum no sistema digestivo?

A mastigação e a ação da bile no sistema digestivo desempenham papéis essenciais no processo de decomposição dos alimentos. Embora a mastigação ocorra na boca e a bile seja produzida e liberada no fígado e armazenada na vesícula biliar, ambas servem para facilitar a digestão dos componentes dos alimentos.

Mastigar :
Repartição Mecânica:Mastigar é o primeiro passo no processo de digestão. Os dentes quebram os alimentos em pedaços menores por meio de decomposição mecânica.

Amilase Salivar:A mastigação estimula a produção e liberação de saliva, que contém amilase salivar. Esta enzima inicia a digestão química dos carboidratos na boca.

Lubrificação:A saliva também atua como lubrificante, facilitando a passagem dos alimentos pelo trato digestivo.

Bile :
Emulsificação de gorduras:A bile, produzida pelo fígado, consiste em sais biliares que desempenham um papel significativo na decomposição das gorduras. Esses sais biliares emulsificam as gorduras, o que significa que ajudam a dispersar as moléculas de gordura em gotículas menores, aumentando sua área de superfície para interação enzimática.
Digestão de ácidos graxos:Gotículas de gordura emulsionadas ficam disponíveis para a ação das lipases, enzimas que decompõem as gorduras em ácidos graxos e glicerol. As enzimas lipases requerem um ambiente com grande área superficial, que é proporcionado pela dispersão das gorduras pela bile.


Assim, a mastigação e a ação da bile colaboram para a quebra mecânica e química dos diferentes componentes dos alimentos no sistema digestivo, preparando-os para absorção e utilização pelo organismo. Ambos desempenham papéis complementares para garantir uma digestão eficiente.