casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

Como você verifica o resíduo da alimentação por sonda nasogástrica?

Para verificar o resíduo de alimentação por sonda nasogástrica (NG), siga estas etapas:

1. Lave as mãos: Comece lavando bem as mãos com água e sabão para evitar a introdução de bactérias.

2. Reúna suprimentos: Você precisará de:
- Uma seringa de 60 mL
- Solução salina normal (geralmente fornecida pela unidade de saúde)
- Grampo do tubo de alimentação ou um pedaço de fita adesiva limpa
- Luvas

3. Coloque luvas: Use luvas para proteger as mãos do contato com as secreções do paciente.

4. Prenda o tubo: Prenda suavemente a sonda NG ou use um pedaço de fita adesiva limpa para interromper temporariamente o fluxo da fórmula alimentar.

5. Aspire o resíduo: Conecte a seringa de 60 mL ao tubo NG. Puxe lentamente o êmbolo da seringa para aspirar suavemente o conteúdo residual do estômago. Puxe a seringa para trás até encontrar resistência.

6. Anote o valor: Registre a quantidade de resíduo obtido em mililitros (mL) no prontuário do paciente ou no plano de cuidados.

7. Reintroduza suavemente o resíduo: Se o volume residual for inferior a 100-150 mL, reintroduza-o suavemente de volta no estômago, empurrando-o lentamente de volta através da seringa com o tubo ainda preso.

8. Desfixe o tubo: Após reintroduzir o resíduo ou se for superior a 150 mL, desobstrua o tubo ou remova a fita para permitir a retomada da alimentação.

9. Documento: Documente o procedimento e quaisquer observações, incluindo a quantidade de resíduo obtido e a resposta do paciente, no prontuário médico do paciente.

Lembre-se de que essas etapas devem ser realizadas de acordo com o protocolo estabelecido pela sua unidade de saúde. Se você tiver alguma preocupação ou incerteza, consulte o médico ou enfermeiro responsável para obter orientação.