casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

Como fumar afeta o estômago e a digestão?

Efeitos do fumo no estômago e na digestão

Fumar pode irritar a mucosa do estômago, causando inflamação e desconforto. Também pode danificar o músculo que controla a válvula na parte inferior do esôfago, causando refluxo ácido e azia. Fumar também pode atrasar o esvaziamento do estômago, causando inchaço e sensação de saciedade.

Outros efeitos do fumo no sistema digestivo incluem:

- Aumento do risco de desenvolver úlceras
- Aumento do risco de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
- Aumento do risco de desenvolver doença de Crohn
- Aumento do risco de desenvolver câncer colorretal
- Diminuição da absorção de nutrientes dos alimentos

Como fumar afeta o estômago e a digestão

Os produtos químicos dos cigarros podem danificar as células que revestem o estômago e os intestinos. Esse dano pode causar inflamação e irritação, que podem causar sintomas como:

- Azia
- Refluxo ácido
- Indigestão
- Náusea
- Vômito
- Diarréia
- Constipação
- Dor abdominal
- Inchaço
- Gás

Fumar também pode afetar a maneira como o estômago e os intestinos movimentam os alimentos. Pode retardar o movimento dos alimentos através do trato digestivo, o que pode causar prisão de ventre. Também pode acelerar o movimento dos alimentos através do trato digestivo, o que pode causar diarreia.

Tabagismo e o microbioma

O microbioma intestinal é uma comunidade de trilhões de bactérias que vivem no trato digestivo. Essas bactérias ajudam a digerir os alimentos, absorver nutrientes e combater infecções. Fumar pode danificar o microbioma intestinal e levar a um desequilíbrio de bactérias. Esse desequilíbrio pode causar problemas digestivos e contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas como a doença de Crohn e o câncer colorretal.

Parar de fumar

Parar de fumar é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde geral e também pode ajudar a melhorar sua saúde digestiva. Se você é fumante, converse com seu médico sobre parar. Existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a parar de fumar, como terapia de reposição de nicotina, medicamentos e grupos de apoio.