casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

Como os carboidratos são digeridos no canal alimentar?

A digestão dos carboidratos começa na boca, onde a amilase salivar decompõe os amidos em moléculas menores. Assim que o alimento chega ao estômago, o ambiente ácido inativa a amilase salivar e interrompe a digestão dos carboidratos.

No intestino delgado, a amilase pancreática continua a decomposição dos amidos em dissacarídeos como maltose, sacarose e lactose. Esses dissacarídeos são então decompostos por enzimas específicas, como maltase, sacarase e lactase, em monossacarídeos como glicose, frutose e galactose.

Os monossacarídeos são então absorvidos pelas paredes do intestino delgado e transportados para o fígado. O fígado converte alguns dos monossacarídeos em glicogênio para armazenamento, e o restante é liberado na corrente sanguínea para ser usado como energia ou armazenado como gordura.

Se algum carboidrato não digerido chegar ao intestino grosso, ele poderá ser fermentado por bactérias, produzindo gases como hidrogênio, dióxido de carbono e metano. Este processo de fermentação pode causar inchaço, gases e desconforto.