casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

Como funciona o intestino grosso de um sapo?

Estrutura do Intestino do Sapo

O intestino grosso de uma rã começa no íleo, que se conecta ao intestino delgado. O íleo é muito mais curto em sapos e humanos, onde tem apenas alguns centímetros de comprimento. Ele se abre no intestino grosso, que é composto pelo cólon e pelo reto. O cólon é onde a água é absorvida dos alimentos digeridos, e o reto é onde os resíduos sólidos são armazenados até serem expelidos do corpo. O intestino grosso também é onde ocorre alguma fermentação, que é o processo pelo qual as bactérias anaeróbicas decompõem os alimentos.

Função do Intestino Grosso de Sapo

O intestino grosso de uma rã funciona na digestão, absorção e armazenamento de resíduos. Aqui está uma visão mais detalhada de cada uma dessas funções:

Digestão: O intestino grosso é onde ocorrem alguns dos últimos estágios da digestão. Depois que o alimento passa pelo intestino delgado e absorve a maior parte de seus nutrientes, ele passa para o intestino grosso. As bactérias que vivem no cólon ajudam a quebrar os carboidratos restantes e quaisquer proteínas que não foram digeridas no intestino delgado. Os produtos da fermentação bacteriana são gases como metano e hidrogênio, além de ácidos orgânicos como butirato e propionato.

Absorção: A parede do intestino grosso é revestida por células chamadas enterócitos, que absorvem água e eletrólitos dos alimentos digeridos. A água é absorvida de volta pela corrente sanguínea, enquanto os eletrólitos ajudam a manter o equilíbrio eletrolítico do corpo sob controle.

Armazenamento de resíduos: Os resíduos produzidos pelo processo digestivo são armazenados no reto da rã até serem expelidos. O reto é revestido por uma camada de músculo que ajuda a controlar a liberação de resíduos.

O intestino grosso desempenha um papel vital no processo digestivo e ajuda a rã a extrair o máximo de nutrientes dos alimentos.