casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

Para onde vão os nutrientes do sistema digestivo?

Os nutrientes do sistema digestivo são absorvidos pela corrente sanguínea através das paredes do intestino delgado. O intestino delgado é um tubo longo e enrolado responsável pela maior parte da absorção dos nutrientes dos alimentos. A parede interna do intestino delgado é revestida por pequenas projeções semelhantes a dedos, chamadas vilosidades. As vilosidades aumentam a área de superfície do intestino delgado, o que permite a absorção de mais nutrientes.

Os nutrientes dos alimentos são absorvidos pela corrente sanguínea através das vilosidades. As vilosidades são cobertas por minúsculos vasos sanguíneos chamados capilares. Os capilares transportam os nutrientes para o fígado, onde são processados ​​e distribuídos para o resto do corpo.

Alguns nutrientes, como vitaminas e minerais, são absorvidos diretamente pela corrente sanguínea através das paredes do intestino delgado. Outros nutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras, devem ser decompostos em moléculas menores antes de serem absorvidos. Este processo de decomposição dos nutrientes é chamado de digestão.

A digestão começa na boca, onde a saliva decompõe os carboidratos. Ele continua no estômago, onde o ácido estomacal decompõe as proteínas. Finalmente, a digestão é completada no intestino delgado, onde as enzimas do pâncreas e a bile do fígado ajudam a quebrar carboidratos, proteínas e gorduras.

Depois que os nutrientes dos alimentos são absorvidos pela corrente sanguínea, eles são transportados para as células de todo o corpo. Essas células usam os nutrientes para energia, crescimento e reparo.