casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

Para onde vão os nutrientes quando saem do intestino delgado?

Depois de deixar o intestino delgado, os nutrientes seguem caminhos diferentes dependendo do seu tipo:

1. Carboidratos:Os carboidratos digeridos são decompostos em açúcares simples, principalmente glicose, que é absorvida pela corrente sanguínea através das paredes do intestino delgado. A glicose é então transportada para as células de todo o corpo para ser usada como fonte imediata de energia ou armazenada como glicogênio no fígado e nos músculos para uso posterior.

2. Proteínas:As proteínas digeridas são decompostas em aminoácidos, que são absorvidos pela corrente sanguínea através das paredes do intestino delgado. Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas e podem ser usados ​​para sintetizar novas proteínas ou como fonte de energia quando os carboidratos não estão disponíveis.

3. Gorduras:As gorduras digeridas são decompostas em ácidos graxos e glicerol. Os ácidos graxos são absorvidos pelo sistema linfático, uma rede de vasos que coleta e transporta substâncias gordurosas. O sistema linfático transporta os ácidos graxos para a corrente sanguínea, onde podem ser usados ​​como energia ou armazenados como células de gordura para uso posterior.

4. Vitaminas e Minerais:Vitaminas e minerais são absorvidos ao longo de todo o intestino delgado. Vitaminas solúveis em água (como vitamina C e vitaminas B) e minerais (como ferro e cálcio) são absorvidas diretamente na corrente sanguínea. As vitaminas lipossolúveis (como as vitaminas A, D, E e K) são absorvidas juntamente com as gorduras alimentares e transportadas para o fígado antes de serem distribuídas para o resto do corpo.

Uma vez absorvidos pela corrente sanguínea ou pelo sistema linfático, os nutrientes são transportados para vários tecidos e órgãos por todo o corpo, onde são utilizados para vários processos metabólicos.