casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

Digestivo Como funciona

Visão geral do sistema digestivo
O sistema digestivo é um grupo de órgãos que trabalham juntos para converter alimentos em energia e nutrientes básicos para alimentar todo o corpo. O processo de digestão começa na boca e continua no esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Órgãos adicionais que auxiliam na digestão incluem o fígado, o pâncreas e a vesícula biliar.

Boca e Esôfago
Mastigar os alimentos na boca os quebra em pedaços menores, aumentando a área de superfície para o funcionamento das enzimas. A saliva contém uma enzima chamada amilase que começa a quebrar os carboidratos. A língua move o alimento pela boca e o empurra para o fundo da garganta, provocando a deglutição. A epiglote fecha-se sobre a traqueia para impedir que os alimentos entrem nos pulmões. A comida passa pelo esôfago, um tubo muscular que conecta a boca ao estômago. Os músculos do esôfago se contraem e relaxam em um movimento ondulatório chamado peristaltismo, que empurra o alimento para baixo.

Estômago
O estômago é um órgão em forma de J que decompõe ainda mais os alimentos e inicia o processo de extração de nutrientes. O estômago secreta suco gástrico, que contém ácido clorídrico e uma enzima chamada pepsina, que começa a quebrar as proteínas. Os poderosos músculos do estômago agitam e misturam os alimentos, formando uma substância semilíquida chamada quimo.

Intestino Delgado
O intestino delgado é um tubo longo e enrolado onde a maioria dos nutrientes é absorvida. As paredes do intestino delgado são revestidas por vilosidades, pequenas projeções semelhantes a dedos que aumentam a área de superfície para absorção. Aqui, o pâncreas secreta enzimas que decompõem carboidratos, proteínas e gorduras. O fígado produz bile, que auxilia na digestão das gorduras. O intestino delgado também absorve vitaminas, minerais e água.

Intestino grosso e reto
O material não digerido passa para o intestino grosso, também conhecido como cólon. A principal função do intestino grosso é absorver água e eletrólitos dos resíduos e formar fezes. Bactérias benéficas no intestino grosso ajudam a quebrar certos tipos de carboidratos, produzindo gases como metano e hidrogênio. O reto é a porção final do intestino grosso onde as fezes são armazenadas até serem eliminadas do corpo através do ânus.

O sistema digestivo é essencial para que o corpo obtenha energia dos alimentos e mantenha a saúde geral. O funcionamento adequado de cada órgão e as ações coordenadas de enzimas, hormônios e músculos são necessários para a digestão eficiente dos alimentos e a absorção dos nutrientes.