Obtenha o histórico do paciente para determinar a causa da hipertensão portal. Uma história de abuso de álcool, transfusão de sangue, uso de drogas intravenosas , prurido e icterícia pode existir. A história familiar pode revelar doenças do fígado , como a hemocromatose ou doença de Wilson.
2
Procure sintomas de complicações da hipertensão portal. Estes incluem o sangramento de veias gastroesofágico, alterações do estado mental , aumento de circunferência abdominal , dor abdominal e febre.
3
Detectar sinais de acúmulo de sangue no sistema porta . A parede abdominal anterior pode mostrar veias dilatadas . Pode haver um padrão venosa nos flancos e veias colaterais complicados perto do umbigo.
4
estudos laboratoriais direta para investigar cirrose , que é geralmente a causa da hipertensão portal. Estes devem incluir testes de função hepática , tempo de coagulação sangüínea , sorologias para hepatites virais e plaquetas .
5
Realizar ultra-sonografia como método de rastreio eficaz para a hipertensão portal. Ele pode mostrar o fluxo de sangue através do sistema portal e auxiliar no diagnóstico de coágulos de sangue no portal e veias do baço . Achados sugestivos de cirrose com hipertensão portal incluem uma superfície nodular do fígado e baço inchados.