maioria dos enemas utilizados são a limpeza enemas , usado para esvaziar fezes normais do intestino . Estes podem consistir em água de torneira , uma solução de soro fisiológico ou água e sabão. Limpeza de enemas são geralmente realizadas por cinco a 10 minutos , após o qual o paciente tem uma evacuação. Enemas de retenção incluir uma quantidade menor de fluido de lubrificação , tais como óleo , e são mantidas durante 30 a 60 minutos . Estes são normalmente utilizados para suavizar fezes endurecidas , como em casos graves de prisão de ventre. Ocasionalmente, enemas medicamentosos são administrados para o tratamento de condições que afetam o intestino grosso.
Efeitos
Enemas geralmente criam uma sensação de plenitude no intestino , seguido rapidamente por um poderoso impulso para ter uma evacuação. Tipicamente , o movimento do intestino é inevitável de cinco a 10 minutos após o enema é administrado . A constipação é geralmente aliviada por um enema de limpeza, mas, em alguns casos, apenas a solução enema é expulso e são necessárias outras medidas .
Função
Enemas estimular o peristaltismo , um padrão de contracções musculares dentro dos intestinos . Peristalsis move comida durante todo o sistema digestivo e desencadeia a vontade de defecar . Alguns tipos de enemas suavizar as fezes extraindo a água a partir do intestino , e outros proporcionar lubrificação para facilitar os movimentos intestinais. Em alguns casos , a medicação é administrada directamente a um intestino grosso doente infectado ou através de um enema .
Factores de Risco
uso excessivo de enemas podem causar efeitos secundários, tais como fluido sobrecarga e redução do tônus muscular no esfíncter anal. Pessoas com doenças cardíacas devem consultar seu médico antes de usar um enema; arritmias ocasionalmente resultam da inserção do tubo de clister . Enemas nunca deve ser usado em alguém que tem dor abdominal, devido ao aumento do volume de líquidos no intestino pode causar apendicite , se a pessoa passa a ter apendicite.
História da
enemas administrados durante a 17, 18 , e início do século 19 foram referidos como " clysters ". Elas foram administradas utilizando uma seringa de clister - uma grande seringa de metal, com um bocal e um êmbolo . As razões mais comuns para a administração de enemas durante este tempo foram constipação , náuseas e em preparação para o parto. A maioria dos enemas foram administrados por boticários e parteiras , apesar de seringas clyster especializadas estavam disponíveis para auto- administração. Sacos de enema modernos e seringas bulbo substituído seringas clyster durante o século 19 .