Há duas maneiras de realizar a cirurgia da vesícula biliar. O primeiro é a maneira tradicional , onde uma grande incisão é feita no lado direito da caixa torácica . A vesícula biliar é então cortada solto e removido através dessa abertura. Demora entre uma e duas horas , e as médias de internação entre dois a cinco dias . A segunda forma de realizar a cirurgia é através de ferramentas theuse laparoscópicos . Quatro pequenas incisões são feitas no corpo : um abaixo do umbigo , dois no abdômen e um abaixo das costelas . É inserida uma pequena luz através de uma abertura , e pequenas ferramentas cirúrgicas telecomandados são inseridos através do resto. Um cirurgião utiliza essas ferramentas para remover a vesícula biliar . A operação leva entre uma a duas horas e pode até mesmo ser feito em nível ambulatorial .
Sintomas comuns
Após a cirurgia, muitas pessoas têm sintomas em curso , tais como dor no abdómen , bem como inchaço e gás . A diarréia também é comum e pode durar semanas . A maioria das pessoas também sofrem de dores abdominais e de ombro, que é um resultado do gás usado para encher a cavidade torácica ( usado em ambos os tipos de cirurgia ) . Esta dor geralmente dura de um a quatro dias, mas podem durar até uma semana . Além disso, os músculos podem doer como um efeito colateral da anestesia , e você pode ter algumas náuseas também.
Sintomas raros
Às vezes, não são complicações raras durante a cirurgia da vesícula biliar. Se você tiver dor forte no abdome após a cirurgia , isso pode ser um sinal de que alguns cálculos biliares vazaram ou foram empurrados para o ducto biliar ou na cavidade abdominal. Além disso, se você desenvolver uma febre alta repentina , esta poderia ser uma indicação de que havia uma lesão no fígado, ducto biliar comum ou uma infecção no local da incisão . Esses sintomas devem causar-lhe para procurar tratamento médico imediatamente.
Prevenção /solução
Mesmo que sua vesícula biliar é removida , os problemas com a sua bílis pode ainda ocorrer. A produção pode desacelerar , produzindo grossa, bile lento , ou pode acelerar , fazendo com que você tem que correr para o banheiro logo após cada refeição. Para evitar tais problemas , comer uma dieta bem equilibrada de frutas e legumes , e evitar alimentos gordurosos e cafeína e álcool , os quais são conhecidos por desencadear mais produção de bile no fígado.
Considerações
Há alguma controvérsia se deve ou não a completa remoção da vesícula biliar é necessário em alguns casos, tais como quando o assunto é pólipos, que não criam sintomas ou pequenos cálculos biliares que podem ser gerenciados com um dieta adequada. Alguns médicos acreditam que a cirurgia é o excesso de executada, e que os pacientes devem ser ensinados o bom atendimento de sua vesícula biliar , em vez de simplesmente removê-lo.