Grupo de Estudo de Doenças A Cooperativa Nacional de Crohn desenvolveu o CDAI em 1976 , a fim de ter um único índice que os médicos poderiam usar para determinar o grau de doença em pacientes com doença de Crohn. O índice foi criado por olhar para os sintomas e problemas comuns enfrentados por muitas pessoas que sofrem da doença de Crohn .
Função
A função do CDAI é obter um instantâneo da gravidade de sintomas de um paciente , em seguida, usar o número como uma linha de base para a determinação da forma como os tratamentos funcionam para esse paciente . O CDAI será utilizado periodicamente para ver se os sintomas melhoraram, pioraram ou permaneceram as mesmas .
Fatores considerados
Há oito factores tidos em conta para o CDAI , cada dado um peso diferente : desvio percentual de peso normal (x1) número de fezes líquidas por dia , durante sete dias (x2) dor abdominal por dia , durante sete dias (x5) desvio de hematócrito ( número e tamanho de vermelho corpúsculos de sangue , que normalmente é de 47% para os homens e 42 % para as mulheres ) ( x6 ) Geral bem-estar a cada dia , durante sete dias ( x7 ) presença de massa abdominal (x10) Presença de complicações ( x20 ) Tendo Lomotil ou opiáceos para a diarreia ( x30 ),
Benefícios
médicos podem determinar um efeito quantificável de tratamento baseado no CDAI , que é melhor do que considerando apenas os fatores subjetivos do paciente sobre como eles se sentem . Sentimentos e de entrada do paciente são tomadas pelo CDAI e dado conta, tal como mensuráveis mais concretos. Qualquer tratamento que resulta em uma queda de 70 pontos ou mais na pontuação CDAI de um paciente é considerado efetivo.
Considerações
pontuação CDAI de um paciente irá flutuar e precisa ser monitorado de forma consistente. Qualquer tratamento pode perder a eficácia , e um paciente pode entrar ou sair da remissão , por isso vai voltar para os resultados CDAI permitirá que os profissionais de saúde para monitorar quando um tratamento está a perder eficácia.