Qualquer bloqueio ou estreitamento das artérias que alimentam de sangue para o intestino pode resultar em doença intestinal isquêmico. Eventuais bloqueios incluem tumores e coágulos de sangue , enquanto o estreitamento acontece através de um processo chamado de aterosclerose. A aterosclerose começa quando a parede interna da artéria for danificada . Possíveis culpados incluem tabagismo, infecções, diabetes e pressão arterial elevada. A parede arterial vai tentar reparar em si , mas no processo de colesterol se acumula na superfície interna da artéria. Como esta "placa " torna-se mais espessa , a artéria torna-se mais estreita e o fluxo sanguíneo é reduzido . É neste ponto que a síndrome do intestino isquêmico entra em cena.
Incidência e Estágios
Dr. Robert A. Novelline , professor de radiologia da Harvard Medical School, relata que a doença isquêmica do intestino é responsável por cerca de 1 em cada 1.000 internações. Além disso, ele enumera as três fases de isquemia intestinal aguda e como cada um é tratável . Primeiro é isquêmica enterite /colite. Esta fase compreende a necrose da mucosa , o que significa que a maior parte ou a totalidade das células da mucosa intestinal ( a camada de muco que lubrifica e protege a parede interna do intestino ) morreram devido ao fluxo de sangue insuficiente . Este passo é reversível . A segunda etapa , que às vezes cura com o tratamento, inclui necrose das mucosas e muscular camadas sub do intestino. Por fim , trata transmural necrose da parede do intestino , o que significa que a parede do intestino foi comprometida quando uma área de tecido morre devido a falta repentina de sangue . Se este ponto for alcançado, a cirurgia imediata é necessária.
Fatores de Risco
Porque a terceira fase da doença intestinal isquêmico agudo é impossível fixar e estágios iniciais são muitas vezes difíceis de diagnosticar , é importante observar se você está em risco para esta doença . Se você tem mais de 50 anos de idade , você está automaticamente em risco para a doença. Fumar aumenta o risco. A obesidade e os problemas de saúde associados , como colesterol alto e hipertensão arterial, aumentar ainda mais a probabilidade de doença intestinal isquêmico. Outros problemas de saúde, incluindo batimento cardíaco anormal sustentado , acidente vascular cerebral , trombose venosa profunda e ataque cardíaco impulsionar ainda mais a sua chance . Finalmente, choque induzido por perda de sangue pode resultar em doença intestinal isquêmico. Se você tem mais de 50 anos e tenho lidado com algum desses problemas , é importante prestar especial atenção a quaisquer sintomas de doença intestinal isquêmica você experimenta.
Sintomas
Logo no início, você pode pensar que você só tem uma dor de estômago . Preste atenção para o tipo de dor que você sente . A dor abdominal associada com doença isquêmica do intestino é uma dor cólicas inconsistente que fica pior depois de comer. Prisão de ventre e diarreia são sintomas de doença , tanto do intestino isquémico , como é fezes preto ou vermelho , causada pela presença de sangue . Se você notar qualquer sangramento retal , você deve consultar o seu médico para ser testado para a doença isquêmica do intestino . À medida que a doença se agrava , os sintomas se tornam mais evidentes . Tanto a frequência ea intensidade da dor abdominal piora. Da mesma forma , a quantidade de sangue nas fezes , geralmente aumenta . Outros sintomas podem surgir , incluindo vómitos repetidos , os quais podem ou não podem incluir sangue , e febre . Se estes sintomas mais graves aparecem , consulte o seu médico imediatamente .
Diagnóstico
avaliação do seu médico irá normalmente incluem uma avaliação da sua história clínica , exame físico , eo teste de fezes de sangue. Se você é diagnosticado com doença intestinal isquêmica leve , o seu médico provavelmente irá simplesmente monitorar seu progresso cuidadosamente, pois este transtorno podem , por vezes, resolver-se sem tratamento. Tomar medidas para gerenciar o desenvolvimento da aterosclerose , como parar de fumar , fazer exercícios, evitar bebidas alcoólicas e adotar uma dieta saudável ( principalmente se você está acima do peso ) pode frear o progresso da doença intestinal isquêmico. Se o seu diagnóstico vem numa fase posterior , os tratamentos apropriados , que podem incluir cirurgia, serão consideradas.