casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

Doença celíaca

A doença celíaca - mais comumente escrito doença celíaca e também chamado de enteropatia , doença celíaca e espru não tropical sensível ao glúten - é uma doença genética incurável ainda tratável caracterizada por uma reação do sistema imunológico anormal à ingestão de proteína do glúten . De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde , a doença celíaca é encontrada em todo o mundo , e mais de 2 milhões de americanos têm. Descrição

Embora a doença celíaca muitas vezes não tem sintomas reconhecíveis, o que muitas vezes faz com que ele passar despercebido durante anos , seu impacto é permanente e profunda. A condição no intestino delgado , que os ataques do sistema imunológico de cada vez que a pessoa ingere glúten , uma proteína encontrada naturalmente em cevada , centeio e trigo , e como um produto adicionado em artigos como batom e alguns medicamentos .

o dano resultante leva a uma diminuição do número de vilosidades , pequenas saliências ao longo do forro do intestino delgado , que são responsáveis ​​pela absorção de nutrientes alimentares através das paredes do intestino delgado e subsequente passagem para a corrente sanguínea . Uma vez que esse processo é prejudicado , a pessoa com doença celíaca torna-se desnutrida , independentemente da quantidade ou tipos de alimentos consumidos .

Sintomas

Os sintomas da doença são diferentes. Adultos costumam ter menos problemas digestivos e outros sinais que incluem anemia , ansiedade ou depressão , artrite, dores ósseas ou articulares , fadiga , incapacidade de engravidar ou levar uma gravidez a termo , períodos em mulheres, aftas bucais , osteoporose, convulsões perdida, a erupção cutânea dermatite herpetiforme e formigamento nas extremidades .

crianças e bebês jovens são mais propensos a ter irritabilidade , além de problemas digestivos , tais como inchaço e dor na região abdominal, constipação, diarréia, raramente mau cheiro ou fezes claras , vômitos e perda de peso.
Diagnóstico

Determinar quando a doença celíaca está presente é difícil porque os sintomas da doença são semelhantes aos de outras condições que produzem má absorção , ou a absorção inadequada de nutrientes . Desde sofredores tendem a ter níveis anormalmente elevados de auto-anticorpos específicos - ou seja , anti- endomísio , anti- gliadina e anti- transglutaminase tecidual - testando o sangue para a presença dessas proteínas pode ajudar a determinar se uma pessoa tem ou é provável que desenvolver a doença celíaca .

Outra abordagem diagnóstica está seguindo uma dieta livre de glúten, somente sob supervisão médica, para ver se exames de sangue subseqüentes são normais. Se houver suspeita de doença celíaca, uma biópsia do intestino delgado normalmente segue para confirmação
Tratamento

Só há uma maneira de tratar a doença celíaca : . Manter um sem glúten dieta para a vida. Removendo a proteína dos alimentos consumidos irá reduzir a inflamação visando o intestino delgado, e muitas vezes a pessoa vai se sentir mais saudável em apenas algumas semanas.

Complicações

Pessoas com doença celíaca muitas vezes não apresentam sintomas reconhecíveis ou erroneamente atribuem sintomas presentes para outras condições médicas. Se uma pessoa tem sintomas , a doença celíaca causará complicações progressiva e ao longo da vida , tais como a desnutrição indicação, que por sua vez pode conduzir a condições de saúde secundárias , incluindo a anemia , cancro do intestino , doença de fígado e osteoporose . O tempo que leva para diagnosticar a doença celíaca, a mais grave das complicações relacionadas tendem a ser.