O termo cólica é um equívoco. Isso implica que a cólica vai e vem, enquanto que a dor cólica biliar pode durar até três horas . Ele é aliviada quando a pedra se move para trás a partir do ducto cístico na vesícula biliar ou estruturas adjacentes.
Sintomas
Além da dor no quadrante abdominal direito , outros sintomas de biliar cólica incluem indigestão e azia. A dor pode viajar para o ombro e mid-back . Fontes estão em conflito quanto à possibilidade ou não de intolerância alimentos gordurosos é um sintoma . Perda de apetite ocorre durante os ataques agudos .
Prevenção
médicos costumam recomendar uma dieta baixa em gordura para a prevenção de cálculos biliares. Perda de peso para indivíduos obesos e manutenção do peso ideal também é recomendado.
Diagnóstico e Considerações
diagnóstico de cólica biliar pode ser difícil como dor epigástrica é um sintoma de muitas outras doenças . Também não faz sempre presente como parte de um problema de cálculo biliar tornando o diagnóstico ainda mais problemático . Por esta razão , a história passada do paciente e os sintomas atuais são rigorosamente avaliados .
O teste de diagnóstico preferido para confirmar a presença de cálculos biliares é uma ultra-sonografia abdominal. Também poderão ser tomadas de raios-X para descartar outros problemas, como obstrução intestinal.
Tratamento conservador
Bed resto é aconselhado até que a dor seja resolvido. Para ataques recorrentes , analgésicos , tais como AINEs e analgésicos são sugeridas. Prescrição de medicamentos como o diclofenaco ou analgésicos narcóticos é dado para a dor mais grave.
Se ocorrer vômito, fluidos IV pode precisar de ser dada para evitar a desidratação durante os ataques prolongados , bem como drogas antiemitic como a metoclopramida ou prochlorperazine . A medicação que ajuda a dissolver os cálculos biliares pode ser usado sozinho ou em conjunto com litotripsia descrito abaixo.
Tratamento Cirúrgico
Mesmo com as medidas preventivas e de tratamento não-invasivo, a maioria dos pacientes que sofrem biliar cólicas e cálculos biliares terá recorrências de ambos os problemas. Portanto, a remoção cirúrgica dos cálculos biliares é altamente recomendável para evitar novos ataques .
A colecistectomia , o procedimento para a remoção do gallblader , é eleito pelos pacientes que querem evitar futuras complicações de doenças de cálculos biliares. A colecistectomia laparoscópica é preferida em pacientes com sintomas atípicos cólica biliar , como nenhuma dor ou dispepsia flatulento . Este procedimento envolve a utilização de um laparoscópio que utiliza menores incisões de uma colecistectomia tradicional . Outra opção é a litotripsia , que usa ondas de choque para quebrar as pedras na vesícula biliar para que eles irão passar mais facilmente através da urina.