O fígado sintetiza aminoácidos, os blocos de construção das proteínas; hormônios como trombopoietina , que regula a produção de plaquetas , e angiotensina , que regula a pressão arterial; colesterol e lípidos; albumina , um dos principais componentes do soro do sangue; e fatores de coagulação. O fígado também desempenha um papel crucial no metabolismo de carboidratos , sintetizando glicose e transformá-la em sua forma de armazenamento chamada glicogênio.
Armazenamento
O fígado armazena glicogênio , ferro, cobre e vitaminas A , D , e e B12 . Reserva de glicogênio do fígado é a primeira linha de defesa contra a queda dos níveis de glicose no sangue. Quando necessário , o fígado converte o glicogênio em glicose e libera glicose na corrente sanguínea . De forma semelhante , o fígado libera ferro, cobre e vitaminas para a corrente sanguínea quando necessário.
Digestão
O fígado produz e secreta bile , um fluido amarelo-esverdeado espesso armazenada na vesícula biliar entre as refeições e esvaziados no sistema intestinal pelo ducto biliar comum para a digestão. Bile ajuda o corpo a absorver e digerir lipídios , gorduras e vitaminas lipossolúveis . A bilirrubina a partir da decomposição de células vermelhas do sangue, hormônios utilizados , excesso de colesterol e metabolitos de drogas são todos secretado na bile para eliminação do corpo nas fezes.
Breakdown
As quebras de fígado para baixo ou neutraliza substâncias produzidas naturalmente que são prejudiciais para o corpo. Por exemplo , a amônia é produzida naturalmente no processo de digestão , mas muita amônia no organismo faz com que o inchaço do cérebro e pode ser fatal; o fígado converte a amônia em uréia para excreção. O fígado também se decompõe hemoglobina no envelhecimento glóbulos vermelhos e hemoglobina transforma em bilirrubina . Alguns bilirrubina é excretado do corpo, mas a maior parte é reciclado . Distúrbios do metabolismo da hemoglobina causa icterícia.
Desintoxicação
O fígado desempenha um papel importante na desintoxicação do corpo. O fígado remove substâncias estranhas prejudiciais e toxinas do corpo , metabolizando e filtrar estas substâncias do sangue , tais como metabolitos de drogas , overdoses de medicação e álcool . O fígado é lesionado quando estas substâncias são consumidos em quantidades esmagadora para o fígado . Por exemplo , o consumo excessivo de álcool causa a doença de fígado gordo , cirrose alcoólica , em que o tecido da cicatriz substitui o tecido normal do fígado e hepatite alcoólica , que é a inflamação do fígado.