Os sintomas variam , mas incluem cólicas, náuseas, vômitos, febre, dor no reto e diarréia aquosa ou sanguinolenta (muitas vezes causando desidratação ) no prazo de dois dias de infecção. A maioria dos casos se resolve em uma semana. A infecção por S. dysenteriae fornece imunidade a essa cepa de Shigella , mas as pessoas podem ser infectadas com outras cepas . Crianças com menos de dois anos de idade estão em maior risco , porque eles podem desenvolver convulsões da febre alta associada a S. dysenteriae . Alguns diarréia pode persistir por semanas ou meses após a infecção
propagação da infecção
S. dysenteriae é transmitida por via fecal- oral, através da ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes infectadas , ou por meio de tocar materiais contaminados , tais como fraldas sujas , e depois tocar a boca. Mesmo depois que os sintomas de diarreia diminuem, as fezes continua a levar as bactérias por até duas semanas. Os homens que têm sexo com homens podem ter um risco aumentado .
Tratamento
S. dysenteriae é cada vez mais resistentes aos antibióticos , os médicos muitas vezes optar por fornecer o tratamento de suporte , tais como fluidos , para infecções leves e permitir a infecção para limpar sem antibióticos. Se forem utilizados os antibióticos , os testes (cultura e sensibilidades ) podem ajudar a determinar qual antibiótico é eficaz. Medicamentos comumente usados incluem bactrim e ciprofloxacina. Medicamentos antidiarréicos não são eficazes e podem fazer a infecção pior , pois impedem as bactérias de limpar o sistema.
Complicações
Em casos graves , a bactéria pode se espalhar através o sangue , causando uma infecção com risco de vida . De acordo com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas , S. dysenteriae pode causar a síndrome hemolítico-urêmica , que causa anemia grave , hemorragia, danos ao revestimento do intestino e os rins ( muitas vezes causando danos nos rins ou insuficiência renal ) e distúrbios neurológicos , tais como acidente vascular cerebral, paralisia e convulsões.
Prevenção
Nenhuma vacina está disponível para prevenir a infecção pelo S. dysenteriae , por isso os esforços de prevenção se concentrar sobre higiene e saneamento básico . A lavagem das mãos é especialmente importante. Qualquer mudança de fraldas sujas deve descartar a fralda em um recipiente fechado , como moscas podem transmitir a bactéria . Limpe a área de troca de fraldas com lenços sanitários e lavar as mãos cuidadosamente . Pessoas com infecção deve evitar a preparação de alimentos , até dois dias após a diarréia parou.