O fígado funciona como um local de armazenamento no corpo. Os hidratos de carbono são quebradas em açúcares simples durante a digestão e entrar na corrente sanguínea na forma de glicose . Quando o nível de glicose fica muito alta , o pâncreas libera insulina para sinalizar o fígado para armazenar o excesso sob a forma de glicogénio . O fígado também armazena algumas vitaminas , como A, D e B12 e ferro extra na forma de ferritina , até os níveis de ferro cair.
Níveis de glicose
Quando o corpo precisa de glicose energia (açúcar) , o pâncreas libera glucagon , o que faz com que o fígado a converter o glicogênio armazenado novamente em glicose . Se não houver suficiente de glicogênio armazenado ( como pode ocorrer com diabetes) , o fígado pode converter gordura ou proteína em glicose para tentar atender às necessidades de energia do corpo para a glicose.
Fat Metabolismo
o fígado regula a quantidade de lípidos ( gorduras ) que circula no organismo e controla a quantidade de colesterol , o qual é usado para produzir sais biliares . Os sais biliares , pigmentos biliares e colesterol se combinam para formar a bílis , que é armazenada na vesícula biliar e libertados para o duodeno do intestino delgado , para auxiliar nas digestões de proteínas e gorduras . Os sais biliares emulsionar glóbulos de gordura para torná-los mais fácil para o corpo a absorver .
Metabolismo Proteína
O fígado converte proteínas plasmáticas em aminoácidos , como a albumina, para ajudar manter a pressão nos vasos e transportar lipídios e vitaminas lipossolúveis . O fígado converte alguns aminoácidos em uréia , uma forma que pode ser excretada na forma de resíduos pelos rins. O fígado também converte algumas proteínas em fibrinogênio, que é essencial para a coagulação do sangue para evitar o excesso de sangramento
Sangue Filtering
Os filtros fígado danificado e glóbulos vermelhos mortos e outro material estranho (bactérias) e toxinas ( por exemplo , de álcool ou de drogas ), a partir do sangue . De acordo com a RA Bowen , Ph.D, do Departamento de Ciências Biomédicas no Estado do Colorado , as células vermelhas do sangue se dividem em bilirrubina e tornar-se parte do pigmento biliar na bile , levado para o intestino delgado e expulso nas fezes. O fígado produz cerca de um litro ou mais de bile por dia.